10 outubro 2023

As Minhas (Im)Perfeições

leitura 3 min

 

O IMPACTO DA ACNE

A acne é uma das doenças de pele mais prevalentes por todo o mundo e a grande causa do desenvolvimento de hiperpigmentação pós-inflamatória (marcas pós- acne) e eritema. Para além do seu impacto significativo na pele, a acne deixa uma grande marca na autoestima e confiança de todos os afetados por ela.

Eucerin

A acne pode manifestar-se de diversas formas, mas é tipicamente acompanhada de um excesso de produção de sebo, que confere um aspeto mais brilhante à pele, e de um espessamento folicular que leva à obstrução dos poros e, consequentemente, ao aparecimento de comedões, abertos ou fechados (pontos negros). Estes fatores criam as condições ideais para a proliferação bacteriana, neste caso, da bactéria mais associada à acne, a Cutebacterium acnes. Esta proliferação pode levar ao aparecimento de microinflamações que, quando não tratadas, se desenvolvem noutros tipos de imperfeições como as pústulas (ou borbulhas, acumulações de pus, frágeis e por vezes inflamadas) e as pápulas (pequenos inchaços acompanhados de vermelhidão).

Dependendo da gravidade dos sinais, a acne pode ser classificada em ligeira, moderada ou severa. Importa realçar que independentemente do tipo de acne, é fundamental que exista uma rotina consistente e adequada às diferentes necessidades e preferências de cada um – e é aqui que surge a gama DermoPure!

 

1º PASSO: LIMPAR

Eucerin

Para melhorar os sinais da acne é essencial iniciar a rotina de cuidados diários com o rosto limpo e seco, sempre adequando os cuidados utilizados às necessidades da pele.

O Gel de Limpeza da gama DermoPure pretende reduzir o excesso de oleosidade, remover as impurezas, poluição e maquilhagem enquanto limpa suave e profundamente a pele. É um cuidado suficientemente suave para ser utilizado também durante tratamentos antiacneicos.

Caso o objetivo seja melhorar a textura da pele de forma imediata, desobstruir os poros e reduzir os pontos negros, o Esfoliante vai ser o seu melhor amigo! Pode ser utilizado 1-2 vezes por semana, no rosto e corpo.

 

2º PASSO: CUIDAR

PELE OLEOSA COM IMPERFEIÇÕES

Eucerin

Dentro dos cuidados diários DermoPure, existem dois produtos que vão reduzir o excesso de sebo, controlar as imperfeições e melhorar a textura da pele: o Fluido Matificante e o Cuidado Renovador!

O Fluido Matificante pode ser utilizado diariamente, de manhã e à noite, para controlar o excesso de oleosidade. Graças à Tecnologia Seborreguladora proporciona uma ação antibrilho até 8 horas e ajuda a reduzir a vermelhidão e a acalmar a irritação da pele. O seu complemento ideal é o Cuidado Renovador - um produto exclusivo para uso noturno que vai promover uma renovação da pele e proporcionar uma ação de peeling mais profunda, reduzindo e controlando o aparecimento de pontos negros.

MANCHAS PÓS-ACNE

50% das pessoas que sofrem de acne, desenvolvem manchas pós-acne1 que podem demorar até 5 anos a desaparecer2. Estas manchas devem-se a uma produção excessiva de melanina induzida por um processo inflamatório, neste caso a acne. O sol é o principal inimigo da pele com acne uma vez que pode agravar e prolongar o problema, assim como escurecer as áreas afetadas.

Clarins

Estas marcas requerem a utilização de produtos específicos, com vista à remoção do excesso de pigmentação, mas que também respondam às necessidades de uma pele tendencialmente mais oleosa e com imperfeições.

A rotina DermoPure recomendada para a pele com manchas pós-acne, imperfeições e excesso de oleosidade engloba o Gel de Limpeza Concentrado, o Sérum Triplo Efeito e o Fluido Protetor FPS 30.

O Gel de Limpeza Concentrado possui um efeito anti-imperfeições, com a presença de 2% de Ácido Salicílico - uma percentagem que lhe permite ter uma ação queratolítica, desobstruindo os poros e combatendo as imperfeições. É um produto que pode ser utilizado tanto no rosto como no corpo.

Eucerin

Segue-se o Sérum Triplo Efeito com a ação antimarcas através do ingrediente patenteado pela Beiersdorf - Thiamidol - que atua diretamente na raiz do aparecimento das manchas, ajudando também a prevenir o seu reaparecimento. Para além disso, conseguimos uma redução das imperfeições e do excesso de brilho. A sua textura em hidrogel de rápida absorção proporciona ainda uma sensação de frescura muito confortável.

É um produto que deve ser utilizado diariamente, de manhã e à noite. Para finalizar a rotina, sabemos que há algo que não podemos dispensar: a fotoproteção! O Fluido Protetor FPS 30 contém filtros solares UVA/UVB para proteger as marcas pós-acne, prevenir o seu escurecimento e o aparecimento de novas, dando um acabamento mate duradouro à pele.

TRATAMENTOS MEDICAMENTOSOS

Eucerin

A acne é uma patologia cutânea que, quando caracterizada como moderada- severa, é muitas vezes acompanhada por tratamentos farmacológicos. Muitos dos princípios ativos presentes neste tipo de tratamentos, como é o caso da isotretinoína, provocam efeitos secundários na pele, que se refletem em vermelhidão, hipersensibilidade e secura da pele. Para reduzir estas manifestações, a gama DermoPure apresenta o Cuidado Hidratante Adjuvante que vai hidratar intensamente a pele, compensando assim os efeitos secantes dos tratamentos antiacneicos. Vai também reduzir a sensibilidade e a vermelhidão, acalmando de imediato a pele, dando-lhe mais conforto. É um cuidado que deve ser utilizado diariamente, de manhã e à noite, em associação com os tratamentos farmacológicos prescritos. Nestes casos, é ainda inquestionável a necessidade de utilizar fotoproteção diária!

 

3º PASSO: PROTEGER

Clarins

Para uma pele mista-oleosa com tendência acneica, o Oil Control Gel-Creme Toque Seco FPS 30 | 50+ é o protetor solar ideal (disponível com – tom claro e médio - ou sem cor). Através da Tecnologia Oil Control garante um efeito mate até 12 horas, com acabamento toque seco. Apresenta uma textura ligeira de rápida absorção, que se funde rapidamente com a pele. É ainda resistente à água e à transpiração – perfeito para desportistas!

 

Referências:

  1. Kaufman et al.: Postinflammatory Hyperpigmentation: Epidemiology, Clinical Presentation, Pathogenesis and Treatment, Am J Clin Dermatol (2018) 19:489–503

  2. Darji K et al, Psychosocial Impact of Postinflammatory Hyperpigmentation in Patients with Acne Vulgaris. J Clin Aesthet Dermatol. 2017 May;10(5):18-23





Artigos Relacionados