21 março 2022

Como a Coenzima Q10 Ajuda a Combater o Cansaço

leitura 2 min

 

As nossas células são verdadeiras máquinas produtoras de energia (e não só!), captando os nutrientes que recebem da nossa alimentação, e que poderão ser hidratos de carbono, gorduras, ou até proteínas. Estes nutrientes podem ser transformados em outras moléculas que servem de "combustível" às diversas reações bioquímicas que são essenciais à sua sobrevivência, crescimento, mas também ao desempenho das funções do nosso dia-a-dia.

A mitocôndria tem uma estrutura semelhante à de um feijão, e é no seu interior que ocorre o processo de respiração celular. Deste processo resulta a molécula de ATP (adenosina trifosfato), que está envolvida em múltiplas reações do nosso organismo, e tem como função providenciar a energia de que estas necessitam para ocorrer. Por ser especialmente ativo, o músculo cardíaco contém as células do nosso organismo mais ricas em mitocôndrias!

Para que a respiração celular ocorra, é necessário que o nosso organismo disponha de Coenzima Q10, já que esta intervém em duas etapas essenciais para a síntese de ATP. Esta coenzima pode ser obtida a partir de vários alimentos, essencialmente de origem animal; mas pode também ser produzida no nosso fígado, sendo que esta produção tende a diminuir à medida que envelhecemos. Estima-se que o pico de produção de Q10 se dê entre os 20 e os 25 anos.

Contudo, nem sempre a combinação de Q10 obtida da alimentação e da produção endógena é suficiente para responder às nossas necessidades diárias. Por isso, em casos de alimentação deficiente em alimentos de origem animal ou quando existe uma fadiga marcada e persistente sem explicação aparente; poderá ser interessante suplementar a sua alimentação com coenzima Q10.

 

 

A Bioactivo é líder na formulação de suplementos estáveis e de elevada biodisponibilidade, sendo que no caso dos suplementos de Q10 está coenzima se encontra encapsulada em conjunto com a vitamina C, e dissolvida em óleo vegetal.

Tendo em conta a função da Q10 no nosso organismo, facilmente se compreende que uma disponibilidade suficiente desta coenzima contribui para fornecer energia em casos de cansaço e fraqueza. Assim, a suplementação com coenzima Q10 será especialmente interessante em situações de cansaço prolongado, fraqueza, e em desportistas que desejam aumentar a sua capacidade de esforço.

Adicionalmente, pensa-se que a suplementação com Q10 pareça ser vantajosa para doentes com insuficiência cardíaca tendo em conta o estudo Q-symbio, que contou com 420 participantes que padeciam com esta doença e apresentavam um défice de Q10.

 





Artigos Relacionados