06 dezembro 2021

Desodorizante vs. anti-transpirante

leitura 2 min

Muitas vezes estes cuidados são tratados da mesma forma, mas as diferenças entre eles podem ser determinantes na escolha do cuidado mais adequado à nossa intensidade de transpiração e estilo de vida!

Como se forma a transpiração?

 

Como se forma a transpiração?

 

O nosso corpo produz o suor como mecanismo de arrefecimento e resposta ao stress, dispondo para isso de dois tipos de glândulas:

  • Glandulas écrinas, espalhadas por todo o corpo, e que produzem apenas uma secreção líquida contendo sais minerais;
  • Glandulas apócrinas, concentradas nas axilas e virilhas e com terminação nos folículos pilosos. A sua secreção tem um a composição mais oleosa, que é metabolizada pelos microrganismos da flora normal da pele quando atinge a sua superfície. Este fenómeno resulta na produção de substâncias voláteis, que são responsáveis pelo odor desagradável do suor.

 

Desodorizantes

 
Estes produtos têm a função de neutralizar o odor do suor, não interferindo de forma alguma na sua produção e/ou secreção.
Isto é possível graças a diversos ingredientes, que podem ou não estar presentes no mesmo produto:
  • Perfume ou óleos essenciais: que reduzem a impressão do mau odor do suor;
  • Anti-bacterianos: álcool, triclosan, óleos essenciais, conservantes... Estes ingredientes limitam o crescimento bacteriano, reduzindo assim a formação de compostos com mau odor;
  • Absorventes: como o talco, que reduzem a humidade da zona axilar, e dessa forma também a proliferação microbiana.

Estes cuidados são especialmente indicados para quem não tem uma transpiração excessiva, ou nos casos de hipersensibilidade aos anti-transpirantes.

Na SweetCare pode encontrar diversos cuidados com ação desodorizante apenas:

 

ShiseidoThierry MuglerVichyBioderma

 

 

 

 

Anti-transpirantes

 

Além de conterem todos os ingredientes presentes nos desodorizantes, os anti-transpirantes contêm ainda sais de alumínio. Ao contrário daquilo que muitas vezes é comunicado, os sais de alumínio não bloqueiam permanentemente as glândulas sudoríparas nem reduzem a produção de suor!

Estas moléculas aumentam sim a viscosidade do suor que se encontra dentro do poro, reduzindo assim a sua velocidade de saída até à superfície. Ao fim de algumas horas, ou em situações de stress, esse mesmo suor acaba por ser eliminado de qualquer forma.

 

Anti-transpirantes

 

A SweetCare dispõe também de uma grande variedade de anti-transpirantes, que podem se utilizados diariamente ou com algumas aplicações semanais dependendo do caso particular. Ao reduzirem a velocidade a que se dá a excreção de suor, estes cuidados podem também ser utilizados para o excesso de transpiração em outras zonas do corpo:

  • Aplicação axilar

 

MartidermSVRCollistarClinique

 

 

 

 

 

  • Para outras zonas do corpo

SesdermaMartidermPedi RelaxMavala

 

 

 

 





Artigos Relacionados