03 março 2023

Cosmética Médica Corporal para Estrias

leitura 3 min

 

O QUE SÃO ESTRIAS?


 

As estrias resultam da alteração ou atrofia do tecido conjuntivo da pele, devido ao estreitamento localizado e à flacidez cutânea.

PORQUE APARECEM?


 

Estas alterações cutâneas devem-se, sobretudo, a distúrbios hormonais e à distensão física da pele, provocada por flutuações do peso corporal ou pela prática de treino de força excessivo.

QUAL A APARÊNCIA?


 

As estrias assemelham-se a cicatrizes, que aparecem gradualmente, sob a forma de listas lineares que não desaparecem espontaneamente. Normalmente, têm uma tonalidade roxa-rosada no início (fase inflamatória) e com o passar do tempo tornam-se brancas (fase cicatricial).

Qual a aparência?(1) FASE INFLAMATÓRIA (RECENTE)
(2) FASE CICATRICIAL (TARDIA)

 

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO


 

As estrias podem ser prevenidas, qualquer que seja a razão para o seu aparecimento. O objetivo é proporcionar à pele uma capacidade elástica suficiente para permitir uma distensão controlada, causada pelo aumento do volume dos tecidos subjacentes.

No caso específico da gravidez, a prevenção funciona em 90% dos casos, pois garante que a pele está nas suas melhores condições para resistir aos fatores hormonais e à distensão cutânea. Os produtos deverão conter ingredientes que estimulem a produção de fibras de colagénio e que exerçam uma ação hidratante e nutritiva. A massagem é importantíssima para aumentar a microcirculação local e a consequente absorção dos ativos.

COMO TRATAR?


 

Tratar e corrigir as estrias é possível, mas os resultados dependem dos seguintes fatores:

  • Idade e tamanho
  • Coloração
  • Orientação

Deve-se ter em conta que uma estria em fase cicatricial, já com muito tempo de existência, nunca será eliminada com um tratamento dermocosmético, por isso, a prevenção, é mesmo a melhor aposta.

Por outro lado, se a estria está em fase inflamatória (coloração rosada é sinal de vascularização), a probabilidade de sucesso do tratamento é maior.  Nestes casos, está indicado o uso de produtos que estimulam a produção de fibras de colagénio e elastina, com ingredientes reparadores que ativam a regeneração dos tecidos, substituindo as estruturas alteradas e melhorando a oxigenação e hidratação da pele.

Alguns ingredientes com ação comprovada:

  • Retinoides tópicos
  • Ácido glicólico e outros AHA
  • Centella asiatica
ELANCYL CREME PREVENÇÃO ESTRIAS

Creme de prevenção diária anti-estrias, que pode ser utilizado por mulheres grávidas, adolescentes e em situações de oscilação de peso.

Contém ingredientes que favorecem a produção de colagénio e elastina – pantenol, sílica orgânica e o algisium – com consequente melhoria dos processos de cicatrização da pele. Ao mesmo tempo garante uma hidratação profunda e duradoura da pele, graças à presença do óleo de cártamo e do óleo de amêndoas doces.

Deve ser aplicado 1 a 2 vezes/dia nas áreas fragilizadas (peito, zona abdominal, coxas, ancas e nádegas), através de uma massagem com movimentos circulares para ativar a microcirculação.

 


ELANCYL GELCREME CORREÇÃO INTENSIVA ESTRIAS

Gelcreme de correção anti-estrias, ideal para atuar nas estrias mais recentes, que normalmente possuem uma coloração mais arroxeada.

Possui uma combinação de ingredientes única: Ácido Glicólico 15% para uma esfoliação e regeneração da pele, Bakuchiol e Sílica Orgânica que atuam na produção de fibras de colagénio e elastina e ainda Ácido Hialurónico e Pantenol para uma ação suavizante e reparadora. Pode ser utilizado por adolescentes, em situações de oscilação de peso e em mulheres no pós-parto que não estejam a amamentar ou que já terminaram a amamentação.

Deve ser aplicado 1 a 2 vezes/dia, nas áreas afetadas e, idealmente, fazer uma massagem circular para ativar a microcirculação.

 

Elancyl

Estudo clínico sob controlo dermatológico. 22 mulheres com estrias vermelhas na zona abdominal, 28 dias de utilização duas vezes por dia. Dados em ficheiro.





Artigos Relacionados