26 outubro 2022

Afinal o Que São as Manchas Castanhas de Hiperpigmentação?

leitura 2 min

 

Caudalie vinoperfect

As manchas castanhas de hiperpigmentação, normalmente provocadas pela radiação solar, afetam principalmente as mulheres (90% das pessoas afetadas são do sexo feminino) e especialmente zonas como o rosto, pescoço, decote e mãos.

O melasma, que ocorre principalmente devido a alterações hormonais, sobretudo com a toma de contraceptivos orais e em períodos como a gravidez pois a carga estrogénica exacerba a produção de melanina com a exposição solar.

A hiperpigmentação pós-inflamatória, por exemplo pós-acne pode também levar ao desenvolvimento de manchas hiperpigmentares na sequência da cicatrização de uma lesão onde houve exposição solar, que levou ao desenvolvimento das manchas.

O envelhecimento é ainda outro fator que desencadeia o desenvolvimento de manchas pigmentares, nomeadamente nas mulheres.

E porque são as mulheres portuguesas tão afetadas pelas manchas?


Vivemos num país de sol e como tal é normal as manchas de hiperpigmentação estarem associadas a um histórico de exposição solar intermitente. Dado que as manchas têm uma etiologia crónica, deverá ser feito um tratamento antimanchas, mais ou menos prolongado no tempo consoante a intensidade e persistência das manchas. Este deverá controlar, e fazer regredir de forma controlada e progressiva a intensidade das manchas, sempre combinado com a utilização de um protetor solar de índice elevado. Quando terminar o tratamento deverá fazer uma prevenção persistente e continuada com protetor solar e aplicação uma vez por dia do cuidado antimanchas de forma a que não haja reincidência das manchas.

As manchas hiperpigmentares não precisam de ser um drama!


Existem variados ingredientes reconhecidos em cosmética com ação nos melanócitos, os principais vilões responsáveis pelo desenvolvimento das manchas, quando em desequilíbrio, pois produzem um excesso de melanina localizada. Estes ingredientes, normalmente chamados de despigmentantes regulam a produção da melanina excessiva, que confere o tom das manchas hiperpigmentares. Entre eles encontramos a Vitamina C, ácido kójico, arbutina, fenil-etil resorcinol, viniferina entre outros. Há que ter em atenção pois há entre estes cuidados alguns que não podem ser utilizados no Verão.

Caudalie vinoperfect

A gama antimanchas Vinoperfect da Caudalíe, nomeadamente o sérum Vinoperfect cujo ingrediente-chave na luta contra as manchas é a viniferina, regula eficazmente a produção da melanina pela tirosinase nos melanócitos, é não fotossensibilizante e seguro na utilização em grávidas. Oferece uma resposta eficaz, com resultados comprovados na regressão da intensidade e tamanho das manchas existentes. Com uma eficácia comprovada na redução do tom das manchas em 63% com a utilização de apenas um frasco, este sérum oil-free pode ser utilizado em todo o tipo de manchas: de sol naturalmente, da gravidez, pós-acne, e decorrentes do envelhecimento cutâneo. Pode ser ainda utilizado em todo o tipo de peles ou fotótipos, das mais claras às mais morenas. A utilizar manhã e noite na pele limpa.

Esta gama é complementada por:

  • uma essência potenciadora da penetração e eficácia, a utilizar antes do sérum,
  • um creme de dia que contém um outro ingrediente estrela, a niacinamida, ideal no caso de peles sensíveis,
  • um creme de noite com ácido glicólico e enzima de papaia, para um efeito renovador da pele suave,
  • uma máscara composta por um cocktail de AHA para acelerar a obtenção de resultados.

 

Todos os produtos da gama contêm a viniferina antimanchas exceto a essência, sendo o sérum o produto de tratamento mais concentrado. Pode ainda usufruir de um creme de mãos antimanchas a utilizar diariamente.

Já não tem razões para não acabar com as manchas!





Artigos Relacionados