Beauty Trends

LEITURA 5 MIN

Azelac ru - o segredo para uma pele com tom uniforme!

24 setembro 2021




As manchas escuras na pele (hiperpigmentações) são um dos principais motivos que levam, especialmente as mulheres, a procurar aconselhamento dermatológico junto de profissionais de saúde.

Segundo dados recentes, na Europa, 20% das mulheres acima dos 25 anos já manifestam preocupação com o aparecimento de manchas. Esta preocupação aumenta com a idade - a partir dos 40 anos, uma em cada três mulher apresenta algum tipo de hiperpigmentação, chegando a um total de 90% das mulheres, a partir dos 50 anos.

 

As hiperpigmentações que afetam a pele podem ser de diferentes tipos:

- Melasma: intimamente relacionado com alterações hormonais. Surge frequentemente associado à gravidez (designando-se nesta situação específica por cloasma). Também pode ser resultado de medicação anticoncecional ou de substituição hormonal, alterações hormonais causadas por disfunções na tiroide, entre outras.

- Hiperpigmentações pós-inflamatórias: como o nome sugere, são causadas na sequência de uma inflamação. Como veremos mais adiante neste artigo, os mediadores inflamatórios, são fatores estimulantes na síntese de melanina, razão pela qual, após a cicatrização de lesões com inflamação associada (como por exemplo borbulhas), ser frequente surgirem manchas na zona afetada.

- Lentigos: são as manchas típicas do envelhecimento. Estão intimamente relacionadas com o excesso de exposição solar, aparecendo maioritariamente nas zonas onde a exposição solar é por norma mais intensiva como o rosto, as mãos ou a zona do decote.

Em comum, nos diversos tipos de hiperpigmentações, ocorre um aumento da síntese do pigmento natural responsável pelo nosso tom de pele – a melanina.

 

MELANINA, MELANÓCITOS E MELANOGÉNESE

As manchas resultam, portanto, de uma acumulação de melanina, que é visível à superfície da pele. No entanto, a sua síntese não ocorre à superfície, mas na camada mais profunda da epiderme, em células específicas – os melanócitos. Nestas células, a partir de um aminoácido - a tirosina e, por ação de uma enzima – a tirosinase, ocorre a síntese de melanina. Subjacente a este processo estão diversos fatores indutores com destaque para a radiação UV, fatores hormonais, inflamação, fatores genéticos, entre outros.

A melanina sintetizada nos melanócitos vai então ser transferida para as células vizinhas – queratinócitos. Estas células estão em contante renovação e, à medida que são sintetizados novos queratinócitos, os pré-existentes carregados de melanina, vão sendo “empurrados” em direção às camadas mais superficiais da pele, tornando a mancha visível.

 

Este processo é conhecido por melanogénese e inclui, portanto, 3 fases:

- Fase de indução, diz respeito à estimulação de todo o processo pelos fatores já identificados (radiação UV, fatores hormonais, mediadores inflamatórios…);

- Fase de síntese propriamente dita que ocorre no interior do melanócito e consiste na conversão da tirosina em melanina;

- Fase de distribuição em que a melanina sintetizada no melanócito é transferida para os queratinócitos vizinho e migra até às camadas mais superficiais da pele.

 

AZELAC RU – O QUE ESTÁ NA BASE DA EFICÁCIA ANTIMANCHAS DA GAMA?

Como vimos, o processo de síntese de melanina é complexo, envolvendo várias fases. Além disso, um dos maiores desafios da Indústria Dermocosmética é conseguir que os ativos incluídos nas formulações alcancem efetivamente as células alvo nas hiperpigmentações – os melanócitos, inseridos na camada mais profunda da epiderme.

A gama Azelac RU é formulada com ativos despigmentantes multifoco, ou seja, que atuam nas diversas fases do processo de melanogénese. E, para garantir os máximos níveis de eficácia, formulamos a gama com nanotecnologia – conceito diferenciador Sesderma, em que os ativos são veiculados em lipossomas com estruturas análogas às membranas que constituem as células na nossa pele, de forma a promover um aumento da penetração dos ativos em profundidade. Assim, os ativos presentes na gama Azelac RU alcançam os melanócitos em excelentes concentrações, para a sua máxima eficácia, aliada a excelente tolerância.

 

DESCUBRA A GAMA COMPLETA

AZELAC RU Liposomal Serum, 30 ml

Sérum de tratamento base para melasma, hiperpigmentações pós-inflamatórias e outros tipos de hiperpigmentações. Todo o tipo de pele. Adequado a fototipos elevados.

Composição: Ácido azelaico, 4-butilresorcinol, vitamina C (ascorbil glucosido), niacinamida, ácido glicirretínico, retinol, retinaldeído, undecilenoil fenilalanina, ácido tranexâmico, diacetil boldina, Morus alba, extrato de margaridas.

Modo de utilização: Aplicar umas gotas sobre a pele previamente limpa, com massagem suave até absorção completa. Antes do hidratante habitual de manhã e à noite.

lipossomal serum

 

AZELAC RU CREME GEL INTENSIVO, 50 ml 

Cuidado hidratante de tratamento intensivo para melasma, hiperpigmentações pós-inflamatórias e outros tipos de hiperpigmentações. Adequado a fototipos elevados. Especialmente indicado em peles mistas.

Composição: Ácido azelaico, 4-butilresorcinol, vitamina C (ascorbil glucosido + ethyl ascorbic acid), niacinamida, ácido glicirretínico, retinol, retinaldeído, undecilenoil fenilalanina, ácido tranexâmico, fatores de crescimento (HGH, EGF, TGF-β2, IGF), diacetil boldina, extrato de margaridas, Morus alba.

Modo de utilização: Aplicar sobre a pele previamente limpa, com massagem suave 1 a 2 x ao dia.

gel creme intensivo

 

AZELAC RU FLUÍDO LUMINOSO SPF50, 50 ml 

Cuidado hidratante com fotoproteção para melasma, hiperpigmentações pós-inflamatórias e outros tipos de hiperpigmentações. Adequado a todos os tipos de pele e a fototipos elevados. Com proteção solar elevada (SPF50).

Composição: Ácido azelaico, 4-butilresorcinol, vitamina C (ethyl ascorbic acid), ácido tranexâmico, diacetil boldina, extrato de margaridas, undecilenoil fenilalanina, fatores de crescimento (TGF-β2), filtros solares, pigmentos luminosos.

Modo de utilização: Aplicar sobre a pele previamente limpa, com massagem suave de manhã. Renovar frequentemente.

fluido luminoso

 

AZELAC RU CREME DE MÃOS SPF30, 50 ml 

Creme de mãos e decote com ação despigmentante e fotoproteção SPF30. Melasma, lentigos, fotoenvelhecimento, secura, cuidado integral.

Composição: Ácido azelaico, 4-butilresorcinol, ácido tranexâmico, diacetil boldina, undecilenoil fenilalanina, vitamina C (ethyl ascorbic acid), fator de crescimento (tiorredoxina), óleo de abacate, filtros físicos e químicos, pigmentos luminosos.

Modo de utilização: Aplicar sobre a pele limpa e seca com massagem suave até absorção, sempre que necessário para dar conforto à pele.

creme de mãos

 

AZELAC RU AMPOLAS DESPIGMENTANTES, 10 x 1,5 ml 

Ampolas para tratamento de choque intensivo para melasma, hiperpigmentações pós-inflamatórias e outros tipos de hiperpigmentações. Todo o tipo de pele. Adequado a fototipos elevados.

Composição: Ácido azelaico, 4-butIlresorcinol, ácido tranexâmico, vitamina C (ascorbil glucósido), retinaldeído, retinol, Morus alba, undecilenoil fenilalanina, diacetil boldina, extrato de margaridas, ácido glicirretínico, niacinamida, fatores de crescimento (HGH).

Modo de utilização: Aplicar sobre a pele limpa, com massagem suave até absorção completa. Antes do creme habitual de manhã e à noite. Tratamento de choque: Meia ampola de manhã, meia ampola à noite 10 dias. Tratamento de manutenção: 1 ampola por semana.

ampolas despigmentantes

 

SKIN ROLLER AZELAC RU Brighten, 10 ml

Micro roller de uso domiciliário para hiperpigmentações e tom pouco uniforme. Reduz e previne o aparecimento de manchas. Indicado para todos os fototipos e todos os tipos de pele.

Composição: Ácido azelaico, 4-butilresorcinol, ácido tranexâmico, undecilenoil fenilalanina, diacetil boldina, Morus alba, vitamina C (ethyl ascorbic acid e ascorbil glucósido), niacinamida, retinol, retinaldeído, fatores de crescimento (HGH, EGF, TRX), ácido glicirretínico, extrato de margarida.

Modo de utilização: Colocar a ampola no roller, pressionar o doseador e deslizá-lo sobre a pele limpa e seca, suavemente e sem exercer pressão, com movimentos lineares (horizontais e depois verticais). Recomendam-se 2-3 passagens por zona (1: bochechas, 2: testa, 3: nariz e queixo). Usar 2-3 x por semana, idealmente à noite. De seguida, prosseguir com a aplicação do cuidado hidratante habitual ou de uma máscara. Após cada aplicação, lavar o cabeçal com água quente e um sabão neutro.

skin roller

 

GAMAS COMPLEMENTARES

A gama Azelac RU é a nossa melhor resposta na prevenção e controlo de hiperpigmentações. Contudo, a sua combinação com outras gamas poderá ser benéfica, particularmente, quando possibilita a obtenção de sinergias que potenciem os resultados. A esse nível, destacamos as gamas C-VIT e AcGLICOLIC, que poderão ser combinadas numa rotina despigmentante com AZELAC RU, como exemplificado a seguir:

 

ROTINA DA MANHÃ:

1 – Higiene com Sensyses Cleanser Lightening

2 – Tratamento base com Azelac RU Liposomal Serum

3 – Hidratação com C-Vit Radiance Fluído luminoso

4 – Proteção solar com Azelac RU Fluído Luminoso SPF50

 

ROTINA DA NOITE:

1 – Higiene com Sensyses Cleanser Lightening

2 – Tratamento base com Azelac RU Liposomal Serum

3 – Hidratação com AcGlicolic Classic Forte Creme Gel

 

Aconselhe-se com a nossa Beauty Advisor Sesderma e descubra a rotina ideal para as necessidades da sua pele!




PRODUTOS SUGERIDOS