Bem-Estar

leitura 3 min

Cuidados para Uma Boa Higiene Oral

08 junho 2022




Sabia que a sua saúde oral oferece pistas sobre a sua saúde no geral? Ou que os problemas orais podem afetar o resto do seu corpo?

 

A sua saúde oral é mais importante do que possa imaginar. Neste artigo, aprenda como a saúde oral pode afetar a sua saúde global. A sua saúde oral tem um efeito sobre mais do que apenas os seus dentes. Uma saúde oral deficiente pode contribuir para problemas com a sua auto-estima, fala ou nutrição. Podem também afetar o seu conforto e a sua qualidade de vida em geral. 

Caso não saiba, a sua boca está cheia de bactérias (na sua maioria inofensivas), mas é também o ponto de entrada para as suas vias digestivas e respiratórias, e algumas destas bactérias podem ser um ponto de partida para algumas doenças. Uma boa saúde oral (como a escovação diária e o fio dental) e as defesas naturais do organismo mantêm as bactérias sob controlo, contudo, sem uma higiene oral adequada, as bactérias podem levar a infecções orais, tais como cáries dentárias e doenças gengivais.

Oral Care

A cárie dentária acontece quando a placa bacteriana se forma na superfície de um dente e converte os açúcares livres contidos nos alimentos e bebidas em ácidos que destroem o dente ao longo do tempo. Por outro lado, a doença periodontal (gengiva) afeta os tecidos que envolvem e suportam o dente.

A doença é caracterizada por sangramento ou inchaço das gengivas (gengivite), dor e por vezes mau hálito. Na sua forma mais grave, a gengiva pode afastar-se do dente e do osso de suporte, fazendo com que os dentes se soltem e por vezes caiam. As principais causas da doença periodontal são a má higiene oral e o uso de tabaco (um facto interessante é que as pessoas que fumam têm 3 vezes mais probabilidades de perder todos os dentes).

Além disso, certos medicamentos (tais como descongestionantes, analgésicos e antidepressivos) podem reduzir o fluxo de saliva, que lava os alimentos e neutraliza os ácidos produzidos por bactérias na boca, ajudando a protegê-lo de micróbios que se multiplicam e levam à doença.

 

De acordo com alguns especialistas, estes são os comportamentos que deve ter diariamente para manter uma boa saúde oral:

Oral care
  • Escovar os dentes duas vezes por dia. Uma imediatamente antes de se deitar e uma primeira vez pela manhã, antes de ter comido ou bebido qualquer coisa;
  • Usar fio dental diariamente;
  • Faça uma dieta saudável e limite os alimentos e bebidas açucaradas;
  • Não escovar os dentes nos trinta minutos seguintes a comer ou beber, particularmente se tiver comido algo doce, pois a escovação pode esfregar os restos de comida nos dentes, em vez de os remover;
  • Use uma escova de dentes macia ou média, e se puder, uma escova eléctrica;
  • Substitua a sua escova de dentes a cada três ou quatro meses, ou mais cedo se as cerdas forem tocadas ou desgastadas;
  • Agende exames e limpezas dentárias regulares (duas vezes por ano);
  • Evite o uso de tabaco

Como se apercebe, o seu resultado a longo prazo depende dos seus próprios esforços. Nem sempre pode prevenir todas as cáries, mas pode reduzir o seu risco de doenças gengivais graves e perda de dentes.

Na Sweetcare, a nossa recomendação é a de utilizar:

  • FOREO ISSA 3 - a revolução 4 em 1 dos cuidados orais totais: ISSA™ 3 está clinicamente provado que melhora a higiene oral global em 140%. A Sonic Pulse Technology cria micro-sweeps para limpar suave e completamente os dentes e gengivas, removendo eficazmente 30% mais placa bacteriana do que uma escova de dentes manual. Ideal para tratar problemas periodontais como a irritação e vermelhidão gengival, ISSA™ 3 está clinicamente provado que reduz a gengivite.
  • Elgydium Clinic Dental Floss: adequado para aqueles com gengivas sensíveis que sangram facilmente, tem também flúor para prevenir a cárie dentária.
  • Pasta de dentes da Elgydium:
    • Pasta Branqueadora: contém bicarbonato de sódio micro pulverizado, um agente branqueador não abrasivo, que assegura dentes mais brancos e brilhantes.
    • Pasta Dentifrica Anti-Placa: ajuda na remoção eficaz da placa e permite a rápida regeneração do tecido gengival afetado.
    • Pasta Dentrífica Brilho e Cuidado: Formulado com silício mineral + silício de bambu + fluorinol com acção micro-abrasiva + reforço de esmalte. Esta pasta de dentes é especialmente adequada para pigmentação dentária extrínseca e resistente (ex:, café, álcool, tabaco).
    • Pasta Prevenção Cáries: Com 1250ppm de fluorinol®, uma substância patenteada pelos laboratórios Pierre Fabre, que se fixa mais rápido e melhor aos dentes e reforça a proteção anti-cáries provocada por ácidos e bactérias.
    • Pasta Dentífrica Placa Bacteriana Gengivas: Formulada com Clorohexidina (0.05%), cloreto de cetilpiridínio e carbonato de cálcio para remover a placa bacteriana e proteger as gengivas. 



PRODUTOS SUGERIDOS