Saúde
28 maio 2021

O desespero dos pés secos

DESCONFORTO E COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS a pés secos? Descubra COMO PREVENIR E COMBATER todas estas situações com as dicas da AKILEINE!

 

LEITURA 3MIN
Escrito por Catarina Macedo, Responsável de Comunicação – Departamento de Marketing Laboratórios Expanscience

Catarina Macedo laboratórios expanscience

 

 

A SECURA DA PELE

Quando falamos em pele seca imediatamente pensamos em regiões como o rosto, as mãos e as pernas, mas dificilmente nos lembramos dos membros responsáveis pelo nosso suporte, pela nossa sustentação: os pés.

Apesar de muito menosprezados, a secura dos pés é mais comum do que possamos imaginar. Os dados mais recentes evidenciam que cerca de 20% das pessoas com mais de 21 anos de idade já sofreram com fissuras nos membros inferiores, especialmente na região dos calcanhares. A cada passo que damos aplicamos a pressão do peso do nosso corpo nos calcanhares e a pele sofre um estiramento natural. Mas se a pele do calcanhar não conseguir alargar o suficiente, irá ceder e a fissura é quase certa.

Para muitos, a situação nada mais é do que uma questão estética. Mas, para outros, a secura atinge níveis extremos e o simples ato de caminhar ou correr pode tornar-se muito desconfortável e doloroso, acabando inevitavelmente por ser um fator incapacitante.

 

 

E PORQUE É QUE ISTO ACONTECE?

Apesar de bastante comum, a secura dos pés pode ocorrer por diversos motivos: desde hábitos diários desfavoráveis (como passar demasiado tempo em pé, usar calçado desadequado à fisionomia própria do pé, ou que não seja convenientemente respirável), a condições clínicas específicas (como infeções fúngicas, défice de vitaminas, diabetes ou patologias da tiroide).

Também a época do ano tem uma influência direta na secura da pele dos pés. Nos meses mais frios e com o abuso do calçado fechado e das meias grossas, é comum ficarmos com a pele mais seca e desidratada porque não lhe é permitido respirar convenientemente. Já no verão, a principal causa de pés secos é a desidratação provocada pela exposição intensa a agentes agressores, como o sol, o calor, a areia, o cloro, a transpiração, para além do uso frequente de calçado aberto que deixa os pés mais desprotegidos.

Curiosamente, a probabilidade de aparecimento de calos, bolhas, fissuras e secura acentuada dos pés também tem uma prevalência de género. Segundo o IPFH (Instituto de Saúde Preventiva dos Pés, nos Estados Unidos), a população feminina está duas vezes e meia mais propensa a sofrer com pés secos do que a masculina. Os principais sintomas descritos incluem descamação, prurido, vermelhidão, dor, sangramento e até mesmo perda de sensibilidade cutânea.

 

PREVENIR E COMBATER A SECURA DOS PÉS É MAIS SIMPLES DO QUE POSSA IMAGINAR

Antes de mais, é crucial reconhecermos a importância da atenção permanente que devemos dedicar aos nossos pés, sujeitos a tantas patologias e problemas diversos que não raras vezes acabam por degenerar em deficiências posturais e/ou patologias da coluna.

A pele é a primeira barreira que temos contra as agressões externas e, sem um cuidado adequado e regular, começa a ressentir-se e a ficar cada vez mais fragilizada. Acima de tudo, a hidratação é um gesto essencial.

- O primeiro cuidado a ter envolve o processo de secagem dos pés. Seja quando sai da água na praia ou na piscina, ou mesmo do banho, secar convenientemente os pés (com especial atenção na zona entre os dedos) é absolutamente indispensável na prevenção de complicações, nomeadamente infeções fúngicas;
- Promover uma exfoliação delicada e eficaz duas vezes por semana é um gesto simples que alisa a pele e diminui a probabilidade de aparecimento de calosidades;
- Aplicar diariamente um creme hidratante que garanta uma hidratação profunda e prolongada é essencial para manter a pele saudável, nutrida e convenientemente protegida;
- Por último, recorrer a um cuidado reparador especializado assim que surja alguma evidência de maior cuidado, é o gesto aconselhado para prevenir as mais diversas complicações.

 

DICAS COMPLEMENTARES PARA GARANTIR A SAÚDE DA PELE DOS PÉS

Há algumas práticas recorrentes que influenciam diretamente a saúde dos pés e que podem facilmente ser adotadas:

- Preferir calçado fechado, confortável e arejado, especialmente nos dias de maior locomoção;
- Aplicar um cuidado hidratante todos os dias, sem exceção. Criar uma rotina de hidratação diária facilita muito: logo após o banho ou, idealmente, imediatamente antes de se deitar;
- Calçar meias leves de algodão antes de dormir e depois de aplicar o creme hidratante, gesto que promove a absorção prolongada do produto e permite que atue durante toda a noite;
- Evitar a água muito quente no banho, já que esta potencia a desidratação e a consequente secura cutânea.

 

akileine

DESCOMPLIQUE COM OS ALIADOS CERTOS

Especialista no cuidado dos pés e parceria dos podologistas no mundo inteiro, AKILEINE desenvolveu uma gama de cuidados especializados para os PÉS SECOS, que oferece soluções 360º combatendo e prevenindo a secura cutânea, a descamação e as calosidades.

Uma gama completa que conta com cuidados de pré-hidratação, de manutenção diária e de tratamento que garante a saúde dos seus pés, todos os dias e em qualquer situação:

- Creme Esfoliante, que remove as células mortas e prepara a pele para a hidratação;

- Bálsamo Hidra-Defesa, que promove a hidratação intensa 24h numa aplicação única diária;

- Creme Nutri-Reparador, com uma ação nutritiva para pés muito secos, rugosos e com calosidades, para aplicar 2x por dia;

- Cicaleïne, creme com uma profunda ação regeneradora das fissuras e gretas;

- Bálsamo Querato-Alisante, um cuidado rico em ureia, com ação queratolítica, que alisa e hidrata os pés muito secos e a pele áspera;

- Máscara de Noite, que oferece um intenso efeito hidratante em apenas 15 minutos.

 

AKILEÏNE, A ACOMPANHAR CADA PASSO SEU

Produtos Sugeridos

Creme esfoliante de pés 75ml
10,53
$ 7,87
+ +

Creme esfoliante de pés 75ml - Akileïne

Foot peeling cream - Akileïne

Creme nutri-reparador para pés muito secos 50ml
10,74
$ 8,00

Mais Vistos

Top 8: melhores produtos anti-envelhecimento!

Beleza & Glamour
08 agosto 2017

Top 8: melhores produtos anti-envelhecimento!
Pare os sinais do tempo com os produtos certos! É fundamental saber do que a sua pele precisa e nós damos uma ajuda!
Hyalu b5| reparação e preenchimento da pele sensível

Beleza & Glamour
14 dezembro 2017

Hyalu b5| reparação e preenchimento da pele sensível
Uma linha La Roche Posay dedicada ao preenchimento das linhas de desidratação, perda de volume e redução da irritação provocada pela degradação da barreira cutânea.
Os melhores ingredientes ativos... e onde os pode encontrar!

Beleza & Glamour
07 dezembro 2017

Os melhores ingredientes ativos... e onde os pode encontrar!
A cosmética é um mundo sem fim de tecnologias, texturas e inovações! Mas aconteça o que acontecer, estes 5 ingredientes serão sempre opções seguras!
Skinceuticals livechat!

Saúde
18 maio 2017

Skinceuticals livechat!
A especialista da Skinceuticals , Liliana Rosa, respondeu a todas as questões dos nossos clientes! E porque estas podem ser também as suas dúvidas, deixamos um resumo!