Beauty Trends

leitura 5 min

Já Conhece o Healthy Aging? É a Arte de Envelhecer Bem!

10 agosto 2022




Sabemos que parar o nosso relógio biológico não é possível, mas em vez de lutar contra o tempo, porque não fazer dele o nosso aliado? Aceitemos a passagem do tempo pela nossa pele da melhor forma possível e celebremos a beleza em todas as idades!

 

Healthy-aging, well-aging, pro-aging, smart-aging ou natural-aging são as expressões que definem a nova visão de renovação da beleza saudável: em vez de uma pele «perfeita», valorize uma pele saudável, mais firme, radiante e luminosa.

A nova tendência privilegia o envelhecimento natural e saudável, conciliando naturalidade e harmonia, rejeitando resultados artificiais e incluindo um estilo de vida mais saudável. Previna e corrija os sinais de envelhecimento da pele e dê mais luminosidade à pele, mas de forma natural.

Há fatores genéticos que não conseguimos controlar, mas ao adoptarmos hábitos de vida saudáveis, uma atitude positiva e rotinas adaptadas a cada tipo de pele e preocupação, com a ciência ao nosso lado, vamos ter um envelhecimento mais saudável.

Os principais passos que não podem faltar na sua rotina diária são a limpeza, hidratação e proteção solar. Devemos limpar o nosso rosto de manhã e à noite (eliminar impurezas, maquilhagem e sujidade), fazer uma esfoliação semanal (eliminar células mortas e ativar a renovação celular). Se a nossa pele estiver equilibrada, vai estar mais protegida e bonita! 

Quando pretendemos prevenir e contrariar os sinais de envelhecimento devemos incluir na nossa rotina cuidados mais específicos (ingredientes que atuem na estimulação de produção de colagénio e elastina, que combatam os radicais livres, que hidratem em profundidade e preencham a pele…). De manhã é fundamental terminar a rotina com proteção solar (proteção do fotoenvelhecimento). À noite podemos escolher cuidados mais reparadores e renovadores (ingredientes que podem ser mais fotossensibilizantes).

Selecionamos 8 cuidados que pode incluir na sua rotina e que vão ajudar a prevenir e corrigir os primeiros sinais de envelhecimento da sua pele:

Healthy Aging

LIMPEZA

A sua fórmula minimalista com apenas 6 ingredientes remove eficazmente a maquilhagem do rosto, dos olhos e dos lábios. Deixa a pele limpa, apaziguada e suave ao toque. 

Uma máscara que esfolia e elimina suavemente as células mortas da pele e ao mesmo tempo também a nutre. Um efeito "pele nova" e uma tez mais luminosa em apenas 5 minutos! 


DIA & NOITE

Um contorno de olhos creme-espuma antipapos e antiolheiras, que combate as rugas, ao mesmo tempo que firma e realça visivelmente a luminosidade do seu olhar. 

Uma fórmula avançada inspirada em 5 técnicas de medicina estética para corrigir 5 tipos de rugas: desidratação, expressão, superficiais, profundas, pescoço.

Com uma textura ativa fresca e ultraleve! Combina a ação de dois ácidos hialurónicos: um para uma ação reidratante imediata à superfície e um segundo para prolongar a ação preenchedora.


PROTEÇÃO SOLAR

Fluido antifotoenvelhecimento com acabamento invisível e resistente à água. Além de garantir uma proteção elevada UVA & UVB, também já corrige os sinais que existentes de envelhecimento da pele.


NOITE

Enriquece o seu tratamento diário noturno, com ação antioxidante, promove a luminosidade e uniformiza o tom da pele, enquanto ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento (sugestão: aplicar antes do creme Filorga, durante 10 dias). 

Fórmula regeneradora, refirrmante e renovadora, de uso noturno diário, que deixa a sua pele mais suave, uniforme, luminosa, firme e hidratada (sugestão: aplicar no período posterior ao booster Frezyderm, para dar continuidade à renovação e uniformização da pele).

 

Sinais de envelhecimento saudável da pele


Os principais sinais de envelhecimento natural da pele são o aparecimento de flacidez, rugas, manchas, que podem ser mais precoces dependendo dos nossos hábitos de vida e fatores ambientais.

São muitos os fatores internos e externos que levam a um envelhecimento precoce da pele provocado pelo aumento de radicais livres no organismo que danificam as células a diversos níveis: exposição solar em excesso sem proteção, poluição, hábito de fumar, sedentarismo, stress e “má” alimentação…  Apesar do nosso organismo conseguir neutralizar esses radicais livres, nem sempre o processo é eficaz ou suficiente. E com a idade também há mudanças estruturais na pele e a eficiência das funções celulares vão diminuindo a cada ano que passa.

 

Alguns dos sinais de envelhecimento saudável da pele incluem:

Sinais envelhecimento

Pele mais fina: a camada de células basais da epiderme diminui sua taxa de produção de células e afina a epiderme. A derme pode ficar mais fina. Juntas, essas mudanças significam que a pele é mais propensa a enrugar.

Flacidez: a pele mais velha produz menos elastina e colágeno, o que significa que é mais provável que ela descaia e torna-se mais vulnerável aos efeitos da gravidade. Por exemplo, papada ao longo da mandíbula e bolsas sob os olhos são simplesmente pele que cedeu à gravidade.

Rugas e linhas de expressão nas testa, ao redor dos lábios (bigode chinês) e olhos (pés de galinha): surgem devido à perda de colágeno e elastina, fazendo com que a pele deixe de ter a firmeza habitual e surjam falhas nestas zonas de maior “movimento”. 

Manchas escuras: os melanócitos (produzem melanina, responsável pelo tom da nossa pele) tendem a aumentar em número e agrupar-se em certas áreas, formando o que é conhecido como manchas de idade. As áreas que foram expostas ao sol, como as costas das mãos, são particularmente propensas a manchas da idade. Quando a exposição solar é excessiva e sem fotoproteção, já que os raios UV são agressivos à pele, podem surgir manchas escuras associadas ao fotoenvelhecimento. Também podem surgir manchas escuras devido a alterações hormonais em mulheres grávidas ou idosos, que estimulam a pigmentação.

Flacidez em excesso: o envelhecimento precoce torna a pele mais fina e sem firmeza, devido à falta de hidratação e perda da sua camada de gordura, o que a torna sem brilho e vitalidade.

Olheiras: a região ao redor dos olhos sofre bastante o efeito do envelhecimento, por isso, olheiras intensas ou com piora podem ser um sinal de que a pele não está saudável.

Secura: a pele mais velha tem menos glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. Isso pode tornar a pele mais propensa a condições relacionadas a desidratação, como secura, irritação e prurido.

Aranhas vasculares: vasos sanguíneos ficam mais visíveis numa pele mais velha e mais fina e são mais propensos a romper e doer. Eles também se podem tornar permanentemente alargados. 

Branqueamento dos fios de cabelo: pode tornar-se pior devido à ação dos radicais livres, stress e falta de vitaminas e minerais, além de causas genéticas e hormonais.

 

Hábitos para um envelhecimento saudável da pele, combater o envelhecimento precoce da pele e reduzir os seus sinais


1. Usar o protetor solar diariamente

O uso do protetor solar, adaptado à sua pele, com índice de proteção elevado, é fundamental para proteger a pele da ação dos raios UV, evitando não só o envelhecimento mas também o cancro da pele. Conheça mais cuidados a ter com o Sol AQUI.

Hábitos

2. Fazer limpeza de pele

A limpeza diária do rosto com produtos específicos ajudam a manter a pele macia e revigorada. Também é muito importante remover a maquilhagem sempre após o seu uso, principalmente antes de dormir. Isso é muito importante para impedir o ressecamento e danos causados pelos produtos acumulados na pele. Além disso, fazer esfoliações semanais ou de peelings periódicos ajudam a remover camadas de pele morta e renovar a pele. 

3. Consumir alimentos antioxidantes

Cuidados com a alimentação são fundamentais para permitir que a pele seja jovem, atuando de dentro para fora. Assim, nutrientes antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, selénio, zinco, isoflavonas e resveratrol, por exemplo, encontrados em legumes, verduras e frutas, como cenoura, beterraba, uva, tomate, damasco, mamão e berinjela, por exemplo, ajudam não só a diminuir o envelhecimento da pele, mas também a manter um organismo mais saudável.

4. Ter hábitos saudáveis

É comprovado que hábitos prejudiciais como fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso, sedentarismo, stress e falta de descanso prejudicam a aparência da pele, sendo muito importante reverter estas atitudes para que os tecidos da pele fiquem bem nutridos, hidratados e saudáveis. Assim, é recomendado:

  • Optar por uma dieta saudável - o que comemos desempenha um papel crucial na aparência do seu corpo, especialmente da sua pele. Sendo esta a primeira linha de defesa para o resto do seu corpo, é fundamental garantir uma nutrição ampla, que inclua vegetais, alimentos saudáveis ​​ricos em nutrientes e gorduras insaturadas para ​​ajudar a proteger sua pele, manter sua função e retardar o envelhecimento. 
  • Praticar atividade física 3 a 5 vezes por semana - caminhar ou correr ao ar livre, ir ao ginásio, contratar um PT, meditar, nadar, dançar… escolha o que mais gosta de fazer e exercite o corpo e a mente.
  • Beber 1,5 a 2 litros de água por dia - A maioria das pessoas não bebe água suficiente. Embora possamos não sentir sede agora, o nosso corpo provavelmente quer mais água para garantir que funciona no melhor nível possível, incluindo a função da sua pele. Quanto mais beber água, mais naturalmente o seu corpo terá sede por ela. Encontre estratégias para conseguir beber água, e pode optar também por chás ou outras bebidas naturais e sem adição de açúcares.
  • Não fumar - além de todos os malefícios respiratórios, e aceleração do envelhecimento, fumar enrruga a pele, e o movimento repetitivo a franzir à volta da boca aumenta a probabilidade de rugas.
  • Dormir bem, evitando perder noites - o sono é a hora do dia em que seu corpo se recupera e é especialmente importante para a capacidade da sua pele de se restaurar durante a noite. Se não dormir o suficiente, a sua pele não consegue recuperar totalmente do dia anterior. Durma entre 7 a 8 horas de sono por noite, na idade adulta.
  • Evitar stress excessivo - encontrar forma de reduzir e combater o stress do dia a dia. Começar por identificar e reduzir as causas de stress, praticar desporto ou outra atividade que permita abstrair-se do trabalho ou problemas que tem que enfrentar diariamente.
  • Consultas médicas de rotina - importante para despiste de disfunções ou doenças (físicas ou mentais) de forma a atuar atempadamente e ter qualidade de vida.

5. Tratamentos de pele

Deve ter uma rotina diária adequada ao seu tipo de pele e preocupação para hidratar, proteger e contrariar o envelhecimento da pele. Pode avançar para técnicas de tratamento de pele, orientadas pelo dermatologista, que não só vão combater os sinais de envelhecimento, como contribuir para um aspecto mais jovem, diminuindo as linhas de expressão e eliminando as manchas. Também pode optar por tratamentos de preenchimento facial ou até cirurgia plástica. O mais importante é que cada pessoa se sinta livre para fazer as escolhas que a farão sentir-se bem e feliz.

 

Leitura Adicional:
https://www.nia.nih.gov/health/what-do-we-know-about-healthy-aging
https://thederm.com/healthy-skin-aging/
https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/healthy-ageing-the-skin#anti-ageing-treatments
https://www.tuasaude.com/envelhecimento-precoce/



PRODUTOS SUGERIDOS