Bem-Estar

leitura 1 min

Muito riso, muito siso

13 maio 2022




Já conhece a risoterapia? Maria Pimentel Valente realizou uma reportagem áudio onde lhe explica do que se trata e quais os seus benefícios. Rir é o melhor remédio! Oiça aqui a reportagem completa e deixe-se contagiar pelo riso!

Há quem ria de tudo, mas há também quem ria de nada. A risoterapia é uma técnica proveniente da Índia que está a crescer cada vez mais em Portugal. Isto porque o nosso cérebro não consegue distinguir o riso verdadeiro do induzido e ambos têm inúmeros benefícios para a saúde física, emocional e psíquica.

Rir ativa mais de 400 músculos no nosso corpo, liberta as substâncias do bem-estar como as endorfinas e a serotonina, reduz o stress e a ansiedade, fortalece o sistema imunitário, melhora a circulação sanguínea, a qualidade do sono e a digestão, estimula a criatividade, e muito mais. Ainda assim, alguns estigmas em torno deste método permanecem enraizados na sociedade e rir sem motivo aparente continua a ser um tabu.

Com a ajuda de uma terapeuta de riso e da primeira formadora de líderes de riso no país, nesta reportagem pretendo desmistificar alguns mitos e mostrar como é que esta terapia já transformou muitas vidas.

 

Oiça a reportagem completa AQUI: