11 março 2022

Poros Dilatados e Oleosidade… Como Purificar a Minha Pele?

leitura 4 min

 

Os poros dilatados e a pele oleosa são a manifestação típica de um desequilíbrio que leva à produção excessiva de sebo e às imperfeições. Quer sejam causas hormonais, ambientais ou fisiológicas, felizmente, existem soluções simples para pôr um fim à oleosidade recorrente que nos deixa tão incomodados. Sim, aqui adoramos todos os tipos de pele, e vamos provar-lhe isso! 

Quais são as causas para a existência de poros dilatados e pele oleosa?


Para compreender porque é que a nossa pele começa a brilhar e os nossos poros a dilatarem generosamente, temos de abordar primeiro os mecanismos de produção de sebo.

A epiderme é constituída por pequenos orifícios que lhe permitem respirar, libertar transpiração e impurezas, e deixar passar o sebo, substância esta que forma uma fina película à superfície da pele. De que forma é útil o sebo, para além das pequenas partidas que nos prega antes da nossa menstruação ou depois de um belo pacote de bolachas? Não sejamos indelicados, o sebo é de facto útil:

  • Permite que a pele mantenha as suas reservas de água. É por essa razão que a película protetora da epiderme é composta tanto por água como por gordura. 
  • É uma barreira natural contra a secura e ataques exteriores (poeira, poluição, vento, sol…).

Quando tudo corre como previsto, o filme hidrolipídico na epiderme assume o seu papel protetor. A pele dita “normal” é eventualmente um pouco mais oleosa na zona “T” (zona do meio do rosto). No entanto, quaisquer fatores podem levar à produção excessiva de sebo nas glândulas sebáceas.

É aqui que o desequilíbrio acontece e as imperfeições se instalam. Isto pode ser devido a causas hormonais, a perturbações próprias da adolescência, uma alimentação desequilibrada, excesso de stress, tabaco ou poluição… O excesso de produção de sebo também é influenciado pela toma de contracetivos hormonais.

 

Poros dilatados e um rosto oleoso: o que fazer?


Como não é possível fugirmos da nossa pele, vamos ter de enfrentar o problema. Um brinde a nós, rosto oleoso! 

Desmaquilhe e limpe

Desmaquilhe e limpe

São preferíveis fórmulas suaves e leves, adaptadas à pele com excesso de oleosidade.

Uma produção excessiva de sebo traduz-se numa sensibilização da pele, que reage excessivamente às agressões. Portanto, é preferível utilizar uma água micelar adaptada às necessidades das peles oleosas e sensíveis, como por exemplo, a nossa Água Micelar Purificante, à base de cobre e zinco. Se preferir um produto com enxaguamento, experimente o Gel de Limpeza Purificante.

Purifique

Da limpeza, seguimos para uma máscara de argila, a Máscara Purificante Express. A argila é uma solução natural contra os poros dilatados que, há milhares de anos comprova, diminuir o tamanho dos poros e purificar suavemente a pele.

Atue

Atue

A utilização de um Ativo Puro pode ajudar a restabelecer o equilíbrio da sua pele. Experimente o Gluconato de Zinco3% Ativo Puro, para regular o excesso de sebo e purificar a pele.

Hidrate

Para além destes passos essenciais, não se esqueça de hidratar a sua pele com um hidratante não comedogénico (isto é, sem óleos gordos como o óleo de coco e manteiga de karité) e matificante (idealmente enriquecido com cobre ou zinco). Aconselhamos o Gel Matificante, uma solução leve e fresca, que mantem a pele matificada durante 8 horas!





Artigos Relacionados