CRIANÇAS
21 maio 2021

Rotinas sesderma para a gravidez!

Conheça as recomendações da Sesderma para a sua rotina de pele durante a gravidez!

 

LEITURA 2MIN
Escrito por Ivete Fernandes, Farmacêutica na Sesderma Portugal

Ivete Fernandes sesderma

 

Se é verdade que algumas mulheres passam pela gravidez sem notar grandes alterações na pele (do rosto, pelo menos), a grande maioria refere alterações mais ou menos marcadas. A pele vai estar particularmente suscetível às intensas alterações hormonais que caracterizam este período. Desde a sensibilidade aumentada, passando pela tendência acneica ou pelas manchas que caracterizam o cloasma, são várias as situações que poderão afetar a pele da grávida.

Desta forma, não vai existir a rotina ideal para a gravidez de um modo global, mas sim, a rotina ideal para as necessidades da pele da grávida em questão.

 

Outro aspeto a ter em conta quando idealizamos uma rotina para a gravidez está relacionado com os princípios ativos “proibidos” durante a gravidez. Se é verdade que, por definição, um produto cosmético não tem a capacidade de alcançar a corrente sanguínea, não representando assim um risco para o bebé, existe um consenso mais ou menos generalizado no não aconselhamento de certos princípios ativos, por uma questão de precaução, com destaque para:

Retinóides, seriam um excelente aliado particularmente nos sinais de envelhecimento, mas também no controlo das hiperpigmentações e na prevenção da obstrução do folículo pilossebáceo que está na base das imperfeições acneicas;

- Ácido Salicílico, um dos nossos maiores aliados no controlo da oleosidade e da tendência acneica;

- Hidroquinona, entre outros, com utilizações mais residuais quando comparados com os mencionados.

 

Em relação aos Alfa Hidroxiácidos, como por exemplo, o ácido glicólico, apesar de não estar desaconselhado nos casos em que a mulher já utilizava cuidados com este ativo e estando com a pele perfeitamente “habituada” ao efeito renovador do ativo, nos casos em que se pretende iniciar o ativo pela primeira vez, não será recomendável. Isto, porque habitualmente, a pele sofre um processo de adaptação ao ativo, muitas vezes marcado por fenómenos de sensibilidade, desconforto ou mesmo descamação, o que além de ser desconfortável, pode também agravar o risco de desenvolvimento de hiperpigmentações, risco esse, que já está aumentado pela questão hormonal. Recapitulando, desde que o ativo não seja novo na rotina e, em concentrações inferiores a 10%, não haverá problema em manter o ácido glicólico na rotina, sempre com os devidos cuidados de fotoproteção.

 

A questão dos parabenos também é muitas vezes levantada no que diz respeito à utilização na grávida. Os parabenos autorizados pela legislação no âmbito da cosmética, nas concentrações autorizadas, são comprovadamente seguros, não sendo a sua presença nas formulações, motivo para desaconselhar a utilização de um cosmético na gravidez.

 

 

Sugestões de rotinas

Estando identificadas como necessidades da pele mais frequentes na gravidez a sensibilidade aumentada, a prevenção/redução de manchas e o controlo da oleosidade/tendência acneica, ficam algumas sugestões de rotinas para estas situações:

 

Sensibilidade aumentada sesderma

- Sensibilidade aumentada: Sugerimos ativos com ação calmante e reparadora como o pantenol e hidratante como o ácido hialurónico. Sem esquecer a proteção solar, com ativos despigmentantes suaves para prevenir as hiperpigmentações tão frequentes na gravidez.

1 – Higiene com Sespanthenol Creme Espumasem sabão.

2 – Com a pele limpa e seca aplicar 1 dose de Sespanthenol Liposomal Serum com massagem circular suave, de forma a promover a sua absorção.

3 – Hidratação com Hidraderm Hyal Creme Facial, ideal para pele normal a mista. Caso a pele seja seca a muito seca, sugerimos Oceanskin Creme Nutritivo.

4 – Na rotina da manhã, finalizar com a aplicação de proteção solar, com Azelac RU Fluído Luminoso SPF50que reúne filtros solares, ativos despigmentantes suaves e pigmentos luminosos.

 

Hiperpigmentações sesderma

- Hiperpigmentações: Alguns dos ativos que habitualmente fazem parte da composição de produtos despigmentantes estão desaconselhados na gravidez. Sugerimos uma rotina com destaque para o ácido tranexâmico e a vitamina C, ativos com propriedades despigmentantes e totalmente seguros na gravidez:

1 – Higiene com Hidraderm TRX Gel de limpeza, seguido do tónico da mesma gama.

2 – Com a pele limpa e seca aplicar 3-4 gotas de Hidraderm TRX Liposomal Serum com massagem circular suave, de forma a promover a sua absorção.

3 – Hidratação com C-VIT na textura indicada ao tipo de pele em questão: Creme Facial para pele normal a seca; Fluído Luminoso para pele normal a mista; Creme Gel para pele mista a oleosa.

4 – Na rotina da manhã, finalizar com a aplicação de proteção solar, com Azelac RU Fluído Luminoso SPF50 que reúne filtros solares, ativos despigmentantes suaves e pigmentos luminosos.

 

Tendência acneica sesderma

- Tendência acneica: Também aqui, existem alguns ativos frequentemente presentes em formulações para peles oleosas e/ou tendência acneica, a evitar na gravidez. Sugerimos:

1 – Higiene com Sensyses Cleanser Sebum.

2 – Hidratação com Juveses Teens, um cuidado hidratante para peles oleosas com tendência acneica de causa hormonal.

3 – Na rotina da manhã, finalizar com a aplicação de proteção solar, com Azelac RU Fluído Luminoso SPF50que reúne filtros solares, ativos despigmentantes suaves e pigmentos luminosos.

 

luminosidade natural sesderma

E para as grávidas que passam pelas alterações hormonais de forma “graciosa”, mantendo uma pele saudável e bonita, sugerimos uma rotina de beleza simples com ação hidratante, antioxidante e que ajude a promover a luminosidade natural da pele e prevenir as hiperpigmentações:

1 – Higiene com Hidraven Creme Espuma Sem Sabão, seguido do tónico Hidraderm.

2 – Com a pele limpa e seca aplicar 3-4 gotas de C-Vit Liposomal Serum com massagem circular suave, de forma a promover a sua absorção.

3 – Hidratação com Hidraderm Hyal Creme Facial, ideal para pele normal a mista. Caso a pele seja seca a muito seca, sugerimos Oceanskin Creme Nutritivo.

4 – Na rotina da manhã, finalizar com a aplicação de proteção solar, comAzelac RU Fluído Luminoso SPF50 que reúne filtros solares, ativos despigmentantes suaves e pigmentos luminosos.

 

corpo sesderma

Corpo

E em relação à pele corporal? Geralmente, a principal preocupação durante a gravidez prende-se com a prevenção e tratamento de estrias. As alterações bruscas no volume corporal, acabam muitas vezes por levar ao aparecimento de estrias e, além disso, a flacidez é extremamente frequente no pós-parto.

Para a prevenção destas situações, recomendamos a nossa gama de cuidados corporais com ativos lipossomados, que graças à nanotecnologia, penetram mais profundamente na pele, garantindo uma maior eficácia. Destacamos Estryses Loção para prevenir e reduzir estrias e Sesnatura Creme Refirmante de Seios e Corpo.

 

Se ficou indecisa ou está com dúvidas acerca da sua rotina, aconselhe-se com a nossa Beauty Advisor Sesderma e descubra a sua rotina Sesderma ideal para utilização durante a gravidez, de acordo com as necessidades específicas da sua pele.

Produtos Sugeridos

Hidraderm hyal creme facial hidratante 50ml
39,77
$ 25,68


Hidraderm hyal creme facial hidratante 50ml - Sesderma

Hidraderm hyal crema facial - Sesderma

Oceanskin creme nutritivo 50ml
48,36
$ 32,56
Azelac ru serum lipossomal despigmentante 30ml
45,15
$ 29,74
++OFERTA

Azelac ru serum lipossomal despigmentante 30ml - Sesderma

Azelac ru serum lipossomal - Sesderma

Estryses loção anti-estrias 200ml
34,37
$ 24,40


Estryses loção anti-estrias 200ml - Sesderma

Estryses loción antiestrías - Sesderma

Mais Vistos

Top 8: melhores produtos anti-envelhecimento!

BELEZA & GLAMOUR
08 agosto 2017

Top 8: melhores produtos anti-envelhecimento!
Pare os sinais do tempo com os produtos certos! É fundamental saber do que a sua pele precisa e nós damos uma ajuda!
Hyalu b5| reparação e preenchimento da pele sensível

BELEZA & GLAMOUR
14 dezembro 2017

Hyalu b5| reparação e preenchimento da pele sensível
Uma linha La Roche Posay dedicada ao preenchimento das linhas de desidratação, perda de volume e redução da irritação provocada pela degradação da barreira cutânea.
Os melhores ingredientes ativos... e onde os pode encontrar!

BELEZA & GLAMOUR
07 dezembro 2017

Os melhores ingredientes ativos... e onde os pode encontrar!
A cosmética é um mundo sem fim de tecnologias, texturas e inovações! Mas aconteça o que acontecer, estes 5 ingredientes serão sempre opções seguras!
Skinceuticals livechat!

SAÚDE
18 maio 2017

Skinceuticals livechat!
A especialista da Skinceuticals , Liliana Rosa, respondeu a todas as questões dos nossos clientes! E porque estas podem ser também as suas dúvidas, deixamos um resumo!