Beauty Trends

leitura 6 min

Solares institut esthederm: uma filosofia diferenciadora

08 setembro 2021




A história que vos trazemos hoje é a mais antiga e diferenciadora do Institut Esthederm: uma abordagem única perante o sol!

Cuidados Solares do Institut Esthederm: uma filosofia diferenciadora

A história que vos trazemos hoje é a mais antiga e diferenciadora do Institut Estehderm: uma abordagem única perante o sol!

Há mais de 40 anos, desde a sua fundação, que o Institut Esthederm centra a sua investigação na forma como a pele interage com a luz solar. Esta investigação deu origem a diversas descobertas científicas de grande importância no que toca à preservação da juventude da pele, desenvolvendo tecnologias e patentes inovadoras. Mais do que a simples proteção solar, estes cuidados personificam um momento de vida ao sol, um prazer único!

Deste modo, e tendo a perfeita consciência de que é tão perigoso o excesso de exposição solar como a sua ausência, o Institut Esthederm apresenta uma filosofia e uma visão única e diferenciadora perante o sol:

  • Vamos com o sol e nunca contra ele: essencial para a vida na Terra! O sol traz-nos calor, luz, boa disposição, facilita a síntese de vitamina D e ajuda a combater a depressão e certas doenças autoimunes. O Institut Esthederm tem uma abordagem em sintonia com o sol e nunca contra ele.
  • Adaptar a pele ao sol em vez de a proteger em excesso: os Cuidados Solares do Institut Esthederm reeducam a pele maximizando a sua tolerância ao sol, enquanto permitem um bronzeado rápido, duradouro e em segurança.
  • Todos podem usufruir do sol: os vários anos de investigação da marca centrados nos cuidados solares garantem que até a pele mais sensível e intolerante ao sol pode usufruir dos benefícios do mesmo com máxima segurança, aumentando a tolerância da mesma ao sol.
  • O bronzeado é a proteção natural da pele: o bronzeado é a defesa natural da pele. A melanina é um pigmento presente naturalmente na nossa pele responsável pelo bronzeado. Apresenta uma absorção excecional da radiação UV e ainda propriedades protetoras contra o stress oxidativo e alterações no DNA, preservando todos os sinais de fotoenvelhecimento que se possam despoletar na nossa pele.
  • Bronzear sem envelhecer: a Patente Global Cellular Protection (presente em todos os cuidados fotoprotetores do Institut Esthederm) reforça as defesas naturais da pele face às agressões externas, nomeadamente a radiação solar, graças aos anti-inflamatórios, antioxidantes e proteínas hidrolisadas que estão na sua base da sua fórmula e que protegem a pele de todo o espetro solar, prevenindo de forma autêntica o fotoenvelhecimento.
  • O Institut Esthederm não comunica o SPF nas suas embalagens porque acredita que este não é um indicador suficiente! O SPF apenas comunica o risco de queimadura solar e refere-se apenas à proteção contra a radiação UVB. A marca desenvolveu uma nova abordagem ao sol que protege a pele contra todo o espectro de luz. As luzes visíveis e infravermelhas são responsáveis por 50% do fotoenvelhecimento. A radiação UVB penetra na nossa pele à superfície e é a razão pela qual bronzeamos, mas também causa diversas queimaduras solares. Por outro lado, a radiação UVA penetra profundamente na nossa pele, danifica as fibras de colagénio e elastina e altera a sua pigmentação natural. Por isso, não comunicar SPF na embalagem é algo que faz todo o sentido para o Institut Esthederm, uma vez que uma proteção a 360º garantida pela nossa Patente Global Cellular Protection é muito mais valiosa e protege muito mais do que a simples comunicação de um SPF.
     


 

Proteção tripla dos Cuidados Solares do Institut Esthederm
 

Para além da filosofia e abordagem características da marca acima partilhadas, todos os cuidados solares do Institut Esthederm têm uma tripla proteção e não só contra a radiação UVB:

  • PATENTE GLOBAL CELLULAR PROTECTION: 
    Vitamina E – 18 β Ácido glicirrízico – Sulfato de dextrano – Proteínas hidrolisadas

    Os testes demonstram que esta tecnologia previne os danos dérmicos em -22% a 39% em todo o espetro de radiação solar. Uma proteção a 360º contra a radiação solar que estimula os mecanismos naturais de autodefesa da pele, protegendo-a dos efeitos negativos da radiação, do stress oxidativo, dos danos no DNA e da inflamação. O Institut Esthederm consegue, desta forma, uma proteção contra todo o espetro de radiação – UVA, UVB, IV (Infravermelha) e Luz Visível – seja da luz solar seja da luz artificial, sem filtros.

 

  • PATENTE ESPECÍFICA:
    Na gama laranja (bronzear em segurança) a Patente Adaptasun otimiza, estimula e prolonga o bronzeado da pele (que é o nosso filtro natural da pele). 

    Na gama branca (exposição solar sem riscos) as tecnologias patenteadas para cada necessidade da pele: hiperpigmentações, hiperreatividade e sensibilidade, pele intolerante aos filtros químicos.

 

  • PROTEÇÃO EXTERNA – FILTROS SOLARES (Químicos ou Físicos)
    Uma combinação de filtros neutralizadores da radiação UVA e UVB para obter uma proteção ideal e uma melhor tolerância da pele ao sol com uma elevada cosmeticidade.

    Esta proteção externa assegura a neutralização de 90% dos raios UVB e um rácio UVA/UVB superior ao recomendado pelas normas europeias (que preconizam no mínimo 1/3 de proteção UVA relativamente à UVB). Este rácio é aumentado quando se adiciona uma ação gestora do envelhecimento precoce aos cuidados, isto é, o Institut Esthederm tem um rácio UVA=UVB, ou seja, 3 vezes superior ao que é recomendado no Bronze Repair e no Bronze Repair Sunkissed de rosto, já que ambos são antirrugas e refirmantes graças à Tecnologia Repair do Institut Esthederm na sua composição. Esta tecnologia patenteada estimula a síntese natural de colagénio pela presença de triterpenos de centelha asiática e oligopéptidos que minimizam os efeitos provocados pela radiação solar, principalmente a ação da radiação UVA responsável pelo fotoenvelhecimento. Estes dois cuidados fotoprotetores de rosto substituem um creme de dia antirrugas e refirmante sempre que os utilizamos.
     



Como identificar a proteção solar dos cuidados fotoprotetores do Institut Esthederm?

Numa fase inicial pode ser confuso a não utilização de SPF’s nas embalagens dos cuidados fotoprotetores da marca, mas após interiorizarmos a grande mais-valia que representa a Patente Global Cellular Protection face a este valor torna-se extremamente simples de aceitá-lo.

Deste modo, dependendo da proteção solar oferecida são combinadas diferentes doses e tipos de filtros solares.

Na gama laranja, dois sóis na embalagem (**) referem-se a uma proteção “moderé”, com 93% de UVB filtrado (usar em exposição moderada na primavera e verão) e três sóis na embalagem (***) referem-se a uma proteção “extreme”, com 96% de UVB filtrado (usar em exposição prolongada, montanha, climas tropicais e praia).

Na gama branca, a proteção é “haute protetion” que filtra 98% dos raios UVB e pode ser usado em todos os tipos de exposição solar durante todo o ano.




A Arte do Bronzeado: os três passos essenciais do Institut Esthederm para o bronzeado perfeito
O Institut Esthederm tem uma abordagem diferente face à exposição solar que assenta em 3 passos:

  1. Preparar a pele, estimular e prolongar o bronzeado – com o Bronz Impulse
  2. Proteger e Bronzear – com qualquer um dos cuidados fotoprotetores da gama laranja de rosto (Bronz Repair ou Bronz Repair Sunkissed (com cor)) e de corpo (Adaptasun Spray ou Leite, L’Huile Solaire ou Adaptasun Brume)
  3. Prolongar o bronzeado – com o Repair Après-Soleil de rosto e o Prolongateur de Bronzage de corpo

 

  1. Preparar a pele com o Bronz Impulse do Institut Esthederm

    Para preparar a pele o Institut Esthederm criou o Bronz Impulse. É um cuidado único e icónico da marca, um 3 em 1, que não só prepara a pele para a exposição solar, como estimula e prolonga o bronzeado.
    A sua textura é ultrafluida e refrescante, sem efeito oleoso e não mancha a roupa. Tem a fragrância característica dos cuidados solares do Institut Esthederm e é muito fácil de usar.

    ANTES DA EXPOSIÇÃO SOLAR: Deve ser utilizado 2 semanas antes da exposição solar, de manhã e à noite.
    DURANTE A EXPOSIÇÃO SOLAR: Aplicar na noite anterior e 20 minutos antes da exposição solar. Posso utilizá-lo sempre que reaplicar o meu cuidado fotoprotetor de rosto e de corpo durante a exposição solar, por baixo dos mesmos.
    APÓS A EXPOSIÇÃO SOLAR: Aplicar diariamente de manhã e/ou noite, para prolongar o bronzeado.
     

  2. Proteger e bronzear a pele com toda a segurança
    Qualquer um dos cuidados fotoprotetores da gama laranja de rosto e de corpo do Institut Esthederm acima mencionados podem ser utilizados neste ponto. Todos eles previnem o fotoenvelhecimento e preservam a juventude da pele graças à tecnologia patenteada Global Cellular Protection, mas também pela presença nos mesmos da Patente Eau Cellulaire, que já vimos num artigo anterior, e que é o coração da marca e que dá às células da nossa pele o ambiente ideal para funcionarem corretamente, preservando a juventude da mesma por mais tempo. Para além disso, a Tecnologia Adaptasun presente em todos eles que ativa o processo natural de pigmentação da pele para um bronzeado rápido, duradouro e uniforme, preservando sempre a qualidade da pele e evitando ao máximo os sinais de fotoenvelhecimento. Relativamente apenas aos cuidados fotoprotetores da gama laranja de rosto, estes ainda têm a Tecnologia Repair característica da gama Correção das rotinas de beleza de rosto da marca, pelo que os mesmos são igualmente antirrugas e refirmantes com a garantia que protegemos a radiação UVA e UVB por igual (UVA = UVB). Substituem o nosso creme de dia sempre que os utilizamos.
     

Prolongar o bronzeado com os cuidados pós-solares do Institut Esthederm
Quem não adora a coloração da tez no verão?! Dá-nos aquele ar mais saudável e bonito, de férias. Preservá-la nunca foi tão fácil com os cuidados pós-solares do Institut Esthederm. Prolongateur de Bronzage para o corpo, com uma textura incrivelmente suave e que deixa a pele aveludada, e Repair Après-Soleil para o rosto são os cuidados de eleição para esse efeito uma vez que na base da sua fórmula contêm ação anti-inflamatória que aumenta a tolerância da pele ao sol, ação hidratante e a Tecnologia Adaptasun criada para a gama laranja dos cuidados solares da marca responsável pela tripla ação sobre a melanina, acelerando e intensificado o processo de bronzeado na nossa pele. Nestes dois cuidados esta patente é sem dúvida a principal responsável por prolongar o bronzeado da nossa pele por mais tempo. Atenção apenas ao cuidado de rosto que por este mesmo motivo se torna incompatível com um rosto com manchas. Contudo, também ele contém a Tecnologia Repair (como o próprio nome o sugere), o que o torna antirrugas e refirmante, tal como acontecia com os cuidados fotoprotetores de rosto da gama laranja acima mencionados. Neste caso, substitui o nosso creme de noite sempre que o utilizamos.

 



Cuidados adicionais: gama branca e gel de duche micelar pós-solar

A gama branca dos Cuidados Solares do Institut Esthederm tem como público-alvo preferencial todos os tipos de pele que querem expor-se ao sol com máxima segurança e máxima fotoproteção e que geralmente não têm interesse em bronzear. São peles que por algum motivo apresentam intolerância ao sol ou até mesmo a filtros químicos, hiperreativas ou hipersensíveis, ou até mesmo com hiperpigmentações ou irregularidades pigmentares.

Photo Reverse é o best seller da marca e trata-se de um cuidado fotoprotetor com elevada proteção solar (98% UVB filtrado), tendo um rácio UVB/UVA superior ao recomendado pelas normas europeias. Este cuidado tem a grande vantagem de, para além de proteger e prevenir o aparecimento de novas manchas, ter também uma ação de tratamento e corrigir as manchas presentes no rosto.

Esta ação deve-se à presença de uma tecnologia inovadora que inibe os dois mecanismos de pigmentação da pele: a direta e a indireta. Ou seja, inibe o processo de melanogénese (estimulação direta da produção de melanina nos melanócitos por ação dos UVA) – DIRETA – e os mediadores indiretos que são enviados dos queratinócitos para os melanócitos (estimulação extra na produção de mais melanina e, portanto, responsável pelo desenvolvimento das manchas no rosto) – INDIRETA.

Este cuidado não tem perfume e é resistente à água. Não-comedogénico é um protetor solar com uma textura em creme, mas sem efeito oleoso, que deixa um toque aveludado na pele (adequado a qualquer tipo de pele).

Existe também a versão com cor, Photo Reverse Teinté, um tom universal em que o pigmento utilizado nesta fórmula traz como mais-valia uma proteção adicional contra a luz azul.

Dois outros cuidados da gama branca muito interessantes e diferenciadores são o Intolérances Solaires de corpo e o Into Repair de rosto. O primeiro porque se trata de um spray de corpo sem perfume (não é fácil de encontrar) com uma textura ultrafluida e apto para pele hiperreativa e sensível, aumentando a tolerância da mesma ao sol, e o segundo porque se trata de um protetor solar de rosto antirrugas e refirmante para o mesmo tipo de pele hiperreativa e sensível, sem perfume, que pode substituir o creme de dia durante a exposição solar. O que estes cuidados têm de diferenciador na sua fórmula são ingredientes com ação anti-inflamatória que naturalmente previnem a hiperreatividade e aumentam a tolerância da pele ao sol e, por outro lado, um efeito vacina protetora da radiação UVA já que este tipo de radiação é o que atinge camadas mais profundas da pele e por esse mesmo motivo muitas vezes o principal responsável por despoletar inflamação na pele. Esta fórmula tão especial e diferenciadora destes cuidados dás-lhes um extra de aplicação para além do momento da exposição solar: preparar e aumentar a tolerância deste tipo de pele ao sol utilizando estes cuidados, de manhã e à noite, 15 dias antes da exposição solar.

Outro dos favoritos da marca é o pó iluminador com proteção solar que pode ser uma excelente forma de reaplicar protetor no rosto 365 dias por ano. Tem um tom que se adapta bem a qualquer tipo e coloração da tez e uma fragrância maravilhosa tão característica e luxuosa dos Cuidados Solares do Institut Esthederm!

Para terminar o dia de praia/piscina nada como utilizar o Gelée de douche micellaire aprè-soleil, rosto e corpo, com partículas douradas e, mais uma vez, o aroma tão característico da marca. Elimina os filtros solares, o sal, a areia, o cloro, etc., deixando a pele limpa, suave, calma e hidratada. Que boa forma de terminar dia!





PRODUTOS SUGERIDOS