19 fevereiro 2023

Dia de São Valentim

leitura 4 min

 

São Valentim


 

Em honra de São Valentim, flores e presentes são dados e recebidos por entes queridos em todo o lado. Mas quem é exatamente São Valentim? Infelizmente, a história por detrás do Dia dos Namorados permanece, até hoje, um mistério. 

Por um lado, de acordo com uma das inúmeras lendas criadas, São Valentim desobedeceu às instruções do imperador e secretamente casou casais, a fim de proteger os maridos da guerra - explicando a origem do nome deste dia. Por outro lado, o dia pode ter tido o nome de um sacerdote executado como mártir por Cláudio II Gothicus em 270 d.C. Diz-se que o padre enviou uma carta à filha do seu carcereiro, que ele tinha amado e curado da cegueira, assinando-a "do seu Valentim".

Seja como for, este dia é celebrado há muitos anos - mais precisamente desde 1400 - e a cultura da sua celebração está a tornar-se cada vez mais popular.


 

Os sete dias da semana de S. Valentim


 

Estamos todos cientes do Dia dos Namorados, mas sabia que toda a semana que antecede é também um feriado a ser celebrado? 

A Semana dos Namorados começa a 7 de Fevereiro e termina a 14 de Fevereiro, com cada dia a ter um nome e uma atividade únicos.

Dia das Rosas

Dia dos namorados

Este dia marca o início da semana dos namorados, sendo celebrado no dia 7. Como o próprio nome sugere, neste dia é suposto dar uma flor - mais precisamente, uma rosa - ao seu companheiro/companheira. Dependendo da cor, as rosas podem ter diferentes significados. Por exemplo, enquanto o vermelho significa paixão e amor, rosa significa gratidão e grande respeito. 

Proponha um dia

O dia da proposta é celebrado no dia 8, e é o dia perfeito se estiver a planear propor. Este dia tem tudo a ver com mostrar afeto e expressar o seu amor pelo seu parceiro, por isso, se ainda não tem a certeza da melhor altura para fazer esta mudança significativa na vida, esta pode ser a oportunidade de que tem estado à espera.

Dia do Chocolate

Dia do Chocolate

Como o próprio nome diz, este dia foi feito para os românticos que adoram chocolate. Os chocolates são doces e são vistos como uma expressão de amor e devoção - apresentar chocolates a quem se ama é uma obrigação para celebrar o 9 de Fevereiro da forma correta.

Teddy day

Como símbolo de compaixão por outra pessoa, os teddy bear (ursinhos de peluche) são o presente perfeito para o dia 10 de Fevereiro, uma vez que são vistos como um sinal de respeito, devoção e afeto.

Dia da promessa

No dia 11, a ideia por detrás da promessa é desenvolver a confiança na outra pessoa e a esperança numa melhor relação. Por isso, aproveite ao máximo este dia para fortalecer as suas relações com os seus entes queridos, família e amigos.

Dia do abraço

Os abraços são conhecidos por libertarem hormonas que melhoram o humor e diminuem o stress enquanto promovem a felicidade. Assim, mais uma vez, no dia 12 de Fevereiro, mostre aos seus entes queridos o que estes significam para si através do abraço.

Dia do beijo

Dia do Beijo

O dia do beijo acontece no dia 13 e destina-se a todos os que querem afirmar o que sentem em relação ao seu companheiro - é um sinal de devoção e de prontidão para uma relação.

Dia dos Namorados

O dia mais esperado é no dia 14, sendo também considerado o mais popular entre todos. No Dia dos Namorados, surpreenda as pessoas de quem gosta, expresse-lhes os seus sentimentos, pense na sua relação, e, mais importante ainda, valorize cada minuto que passa com todas as pessoas de quem realmente gosta.





Artigos Relacionados