SAÚDE & BEM ESTAR
última actualização: quinta-feira, 05 abril 2018

Cefaly | tratamento e prevenção da enxaqueca

Porque a enxaqueca é muito mais do que uma simples dor de cabeça, na sweetcare pode encontrar uma solução inovadora e segura para a prevenção e tratamento desta patologia!

 

 

O que é a enxaqueca?

A enxaqueca é um tipo de cefaleia (dor de cabeça) que afeta entre 10 a 15% da população ocidental, e a longo prazo pode ter um impacto muito negativo no dia-a-dia do indivíduo.

Esta patologia caracteriza-se por uma dor intensa e pulsátil sentida apenas de um dos lados da cabeça, e que se encontra frequentemente acompanhada de náuseas, vómitos e por vezes intolerância à luz e/ou som; entre outros sintomas. A duração destes episódios pode ser variável, e o seu diagnóstico deverá ser realizado por um médico..

Dependendo das características e estilo de vida individual, as crises de enxaqueca podem ser provocadas por diversos fatores:

  • Alimentação, sendo mais frequentes as reações ao álcool, queijos, chocolates, molhos ou mariscos;
  • Alteração de hábitos de vida, como por exemplo horários de refeições, sono, stress ou exercício físico;
  • Fatores genéticos
  • Fatores hormonais, como a menstruação ou a toma da pílula anticoncecional.

Embora exista tratamento farmacológico para a enxaqueca, os fármacos destinados à prevenção e tratamento destes episódios tendem a apresentar uma eficácia limitada, e que não é igual para todos os doentes; estando muitas vezes também associados à ocorrência de efeitos indesejáveis.

 

Cefaly, um dispositivo de neurostimulação transcutânea supraorbital

O Cefaly foi criado na Bélgica, encontrando-se no mercado desde 2008; e tem como objetivo de ultrapassar a dificuldade em prevenir e tratar os episódios de enxaqueca, fazendo-o apenas através da estimulação elétrica do nervo trigémio no seu ramo superior V1. Desta forma, dá-se a estimulação dos nervos supratroclear e supraorbital, que
induz um efeito sedativo no sistema nervoso.

A estimulação elétrica permitirá alterar o limiar da enxaqueca através de micro-impulsos controlados que estimulam estes nervos, o que a longo prazo se traduzirá numa redução da frequência e severidade das crises.

 

Como utilizar?

Este dispositivo é composto por um um elétrodo auto-adesivo que deve ser colocado na testa (tal como indicado na imagem), e que cobrirá os nervos supratroclear e supraorbital de forma bilateral. De seguida, deverá encaixar o dispositivo no elétrodo e selecionar o programa pretendido:

  • Durante a crise

Uma vez que a sessão de 20 min será insuficiente, recomenda-se realizar uma sessão de pelo menos 40 minutos; até cerca de 120 minutos no Programa 1. Quanto mais frequente for a utilização do Cefaly, mais notório será o efeito sobre as crises. Caso sinta que o Programa 1 é demasiado intenso, comece por utilizar o programa 3. Gradualmente conseguirá começar a usar o 1º.

  • Prevenção das crises

Neste caso é indicado utilizar o Programa 2, podendo fazê-lo uma a duas vezes por dia. Se não tolerar o programa 2 poderá passar para o Programa 3, que será mais confortável.

O dispositivo começa por gerar uma corrente gradual, que não será percetível. À medida que a corrente vai aumentando poderá sentir uma sensação de formigueiro, que tenderá a ser mais pronunciada de um dos lados; e que será reduzida ao longo da sessão.

 

Contra-indicações

Embora tenha um bom perfil de segurança, existem situações em que a utilização de Cefaly deve ser ponderada:

  • Durante a condução de máquinas ou atividades que exijam elevada concentração, uma vez que o Cefaly pode provocar um efeito sedativo;
  • Alergia a acrilatos, devido à presença destas substâncias no elétrodo;
  • Se sentir cefaleia ou dor cervical durante ou após a sessão;
  • Traumatismo craniano ou facial recente (menos de 3 meses);
  • Pele ferida na região de aplicação do elétrodo.

Produtos Sugeridos

Mais Vistos

Passatempo avène

HOME
última actualização: terça-feira, 24 abril 2018

Passatempo avène
E porque gostamos de mimar os nossos clientes, temos um novo passatempo que vai adorar!
Serozinc da la roche posay (5 formas de o utilizar)

SAÚDE & BEM ESTAR
última actualização: quinta-feira, 09 fevereiro 2017

Serozinc da la roche posay (5 formas de o utilizar)
Não há dúvida que o Serozinc foi uma das novidades mais aguardadas de sempre na SweetCare! É um cuidado muito simples, mas que pode fazer uma grande diferença no dia-a-dia de toda a família! Sabe como?
Cosmelan 2 vs dermamelan: 2016 review

SAÚDE & BEM ESTAR
última actualização: quinta-feira, 03 novembro 2016

Cosmelan 2 vs dermamelan: 2016 review
Saiba as diferenças entre os dois tratamentos despigmentantes mais eficazes no mercado contra o melasma!
Hyalu b5| reparação e preenchimento da pele sensível

BELEZA & GLAMOUR
última actualização: quinta-feira, 14 dezembro 2017

Hyalu b5| reparação e preenchimento da pele sensível
Uma linha La Roche Posay dedicada ao preenchimento das linhas de desidratação, perda de volume e redução da irritação provocada pela degradação da barreira cutânea.