SAÚDE & BEM ESTAR
última actualização: quarta-feira, 04 julho 2018

Toda a cicatriz tem uma história...

...que pode ficar visível apenas na sua memória! Nesta magazine damos-lhe a conhecer os melhores cuidados para recuperar a pele lesada.

 

Cortes, queimaduras, borbulhas ou escoriações são apenas algumas das lesões cutâneas que promovem a cicatrização da pele. Este processo pode ocorrer de forma mais ou menos estética; e por isso um bom cuidado da pele lesada é essencial para uma correta progressão da ferida.

Depois da limpeza e desinfeção da ferida, quando necessário; é importante criar as condições adequadas para que a cicatrização se dê da forma mais homogénea possível, conseguindo-se assim uma recuperação uniforme da pele.

Dependendo das características de cicatrização das feridas, estas podem classificar-se de duas formas: 

Cicatrização por primeira intenção

 

Em que não há uma perda significativa de tecido nem infeção, pelo que as bordas da ferida se encontram, próximas e a cicatrização é facilitada.

Em poucas semanas a pele volta ao seu estado inicial, e a ocorrência de cicatriz tende a ser reduzida.

Este tipo de ferida é comum aquando de pequenos cortes, por exemplo.

 

Cicatrização por segunda intenção

Neste caso, a perda de tecido é significativa, e por isso o processo de reparação dos tecidos tende a ser mais moroso.

Dependendo da extensão da ferida e das condições de cicatrização; a recuperação do tecido pode demorar alguns meses; e a probabilidade de se desenvolver uma cicatriz é mais elevada.

Em determinadas situações, a consulta de um médico cirurgião plástico pode ser importante.

 

Auxiliares da cicatrização

 

KELO-COTE® (1) é um cuidado que permite reduzir tanto a vermelhidão como o volume das cicatrizes, podendo ser usado simultaneamente tratamento e prevenção das mesmas. Deverá aplicá-lo logo que os pontos são removidos, em caso de cirurgia; ou quando a ferida é fechada. Quanto mais cedo o aplicar, maior a sua eficácia! Uma fina camada deste produto é suficiente para facilitar a uniformização da pele lesada, e deverá ser usado por um período mínimo de 60 a 90 dias.

Para acalmar e proteger a pele, sobretudo em feridas de menor dimensão; sugerimos o creme Cicapost (2) da ISDIN A sua formulação é capaz de promover uma eficaz cicatrização da pele, reduzindo o prurido e desconforto; acelerando o desaparecimento da ferida.

Se procura um cuidado de ação curativa que promova ambém uma correta cicatrização da pele, os pensos Mepiform® (3) são uma excelente opção! Finos e discretos, estes pensos contam com a tecnologia patenteada Safetac®, capaz de garantir uma perfeita adesão entre a pele e o penso; o que por sua vez minimiza a dor durante a sua troca.

Cuidados complementares

 

 

Mesmo nas cicatrizes menos visíveis, a pele recuperada tende a permanecer mais sensível e suscetível à pigmentação; pelo que é necessário garantir a sua proteção. O Anthelios xl spf50 stick zonas sensíveis (1) da La Roche Posay é prático e fácil de transportar; sendo por isso o cuidado ideal para aplicar e reaplicar o seu protetor de forma localizada e ao longo do dia.

Para um alívio do prurido e promoção da cicatrização da pele ferida, a SVR desenvolveu uma solução de ação rápida e que dispensa o toque! O Cicavit+ spray sos prurido (2) possui ingredientes calmantes e cicatrizantes; sendo indicado ainda em caso de varicela ou alergias.

Para uma ação global contra a irritação e efeitos nocivos do sol, a solução é Cicabio 50+ (3) da Bioderma! A sua formulação reduz o risco de hiperpigmentação da cicatriz, ao mesmo tempo que acelera a restauração da epiderme e reduz a probabilidade de infeção.

Produtos Sugeridos

  • Cicaplast gel 40ml
  • poupe $ 1,89
    PVPR $ 10,91
    $ 9,02

    17%

Cicaplast gel 40ml - La Roche Posay

La Roche Posay - Cicaplast

  • Kelo cote gel de silicone redutor de cicatrizes 15g
  • acumule$ 1,50
    PVPR $ 31,18
    $ 30,05

    +5%
  • Cicra-vass creme reparador e cicatrizante da pele lesada 30ml
  • poupe $ 4,29
    PVPR $ 17,81
    $ 13,51

    24%

Mais Vistos

Top 8: melhores produtos anti-envelhecimento!

NOVIDADES
última actualização: terça-feira, 08 agosto 2017

Top 8: melhores produtos anti-envelhecimento!
Pare os sinais do tempo com os produtos certos! É fundamental saber do que a sua pele precisa e nós damos uma ajuda!
Serozinc da la roche posay (5 formas de o utilizar)

SAÚDE & BEM ESTAR
última actualização: quinta-feira, 09 fevereiro 2017

Serozinc da la roche posay (5 formas de o utilizar)
Não há dúvida que o Serozinc foi uma das novidades mais aguardadas de sempre na SweetCare! É um cuidado muito simples, mas que pode fazer uma grande diferença no dia-a-dia de toda a família! Sabe como?
Hyalu b5| reparação e preenchimento da pele sensível

BELEZA & GLAMOUR
última actualização: quinta-feira, 14 dezembro 2017

Hyalu b5| reparação e preenchimento da pele sensível
Uma linha La Roche Posay dedicada ao preenchimento das linhas de desidratação, perda de volume e redução da irritação provocada pela degradação da barreira cutânea.
Cosmelan 2 vs dermamelan: 2016 review

SAÚDE & BEM ESTAR
última actualização: quinta-feira, 03 novembro 2016

Cosmelan 2 vs dermamelan: 2016 review
Saiba as diferenças entre os dois tratamentos despigmentantes mais eficazes no mercado contra o melasma!