12 julho 2019

Luz azul| amiga ou inimiga?



luz-azul

A luz azul consiste numa porção do espetro eletromagnético, e integra a radiação visível. Todos os dias estamos expostos à luz azul através da exposição solar, lâmpadas, e dispositivos eletrónicos; que estão cada vez mais presentes nas nossas rotinas.

Estudos recentes sugerem que a exposição prolongada à luz azul poderá promover a inflamação cutânea e dano celular, contribuindo por exemplo para alterações pigmentares como o aparecimento de manchas. Estes efeitos ajudar a conferir à pele um aspeto mais envelhecido, sobretudo quando a exposição à luz azul é associada à exposição à radiação UV, poluição, tabaco, e outros agressores.

Paradoxalmente, existem também alguns estudos que demonstram que a luz azul possui anti-microbiana e promotora da cicatrização. Assim, estes efeitos podem ser interessantes para cuidar de uma pele acneica ou promover a regeneração da pele.

Posto isto, a luz azul é benéfica ou maléfica para nós?

 

Anti-luz azul

luz-azul

Estes cuidados protegem a pele da exposição diária e prolongada à luz azul, proporcionando uma ação preventiva do desenvolvimento dos sinais da idade. 

O Urban Force serum-on-top da Martiderm (1) é um cuidado com textura sérum que se aplica no final da rotina de pele; proporcionando uma proteção anti-poluição e anti-radiação. O Spectrum complex presente na formulação combina filtros solares e extrato de cacau; proporcionando um SPF20 e uma proteção face à luz azul.

Já a gama Age Protect da Uriage (2) conta com a patente BLB (blue light barrier) em todos os seus cuidados, bem como vitaminas A, C, E e ácidos esfoliantes. Desta forma, consegue-se uma ação global de combate aos sinais da idade.

A pensar especialmente no melasma, que parece piorar de forma significativa após a exposição à luz azul; a Bioderma desenvolveu o Photoderm M (3.). Este protetor solar possui um FPS 50+ e proteção UVA 38 associados ao óxido de ferro; um pigmento capaz de absorver a luz azul de forma seletiva. Assim, este protetor possui uma cor alaranjada que se funde com a pele.

O Advanced Night Repair sérum (4.) é um dos cuidados mais icónicos da Estée Lauder; possui também uma ação protetora face à luz azul. Embora se trate de sum sérum de noite, este cuidado pode ser intetessante por exemplo para proteger a pele da radiação emitida pelos dispositivos móveis.

 

Pró-luz azul

blue-light

Contrariamente aos anteriores, estes cuidados utilizam uma exposição intensa por vezes localizada localizada e de curta duração à luz azul; tirando partido dos seus benefícios sem exacerbar os seus efeitos potencialmente nocivos.

A Carita desenvolveu o My C.L.E. (1.) a fim proporcionar um cuidado anti-envelhecimento global. Este dspositivo alia a energia das micro-correntes a LED's capazes de emitir luz em diferentes comprimentos de onda, inclindo a luz azul; proporcionando um ritual personalizado e diferenciado para preocupações distintas.

Já para quem possui borbulhas localizadas; a Foreo desenvolveu a Espada (2.). Este dispositivo emite luz azul focada e pulsações T-Sonic; permitindo neutralizar a bactéria causadora da acne e minimizar o aparecimento de hiperpigmentação pós-inflamatória.

Também a Foreo possui o UFO (3.) que alia calor, frio, pulsações T-Sonic e luz; permitindo realizar uma rotina de cuidados personalizada e variada. Também aqui a luz azul tem como objetivo proporcionar uma ação anti-microbiana.

Para o cuidado global da acne inflamatória, a Neutrogena lançou a máscara Visibly Clear (4.) que demonstrou reduzir o número de lesões acneicas, promover a cicatrização da pele lesada e melhorar a homogeneidade global da tez.





Artigos Relacionados