SAÚDE
24 setembro 2020

Usar protetor solar em espaços fechados - sim ou não?

Se em casa não apanhamos sol direto, então passar mais horas entre quatro paredes poderá significar a redução – ou o abandono – do protetor solar?

 

O facto de passarmos mais algum tempo em casa será que significa que possamos reduzir ou até abandonar o uso de protetor solar? 

É verdade que em casa não existe o risco de apanhar um escaldão e, por este motivo, existe uma falsa sensação de segurança sobre o sol não afetar de forma significativa a nossa pele. Ainda assim é preciso ter em mente a vontade que cada um de nós tem de aproveitar cada raio de sol e luz, especialmente quem mora em moradias ou apartamentos com varanda. Ainda assim, mesmo que não esteja a planear passar o tempo nestas zonas da casa, saiba porque deverá continuar a integrar o protetor solar na sua rotina de beleza diária, seja em condições de luz solar ou luz artificial. Reunimos 2 principais razões apresentadas pela Vichy para que mantenha a sua pele sempre protegida mesmo no conforto do lar ou em qualquer outro espaço fechado.

Vichy Idéal Soleil & Collagen Specialist

1. A luz solar contribui para o fotoenvelhecimento

Embora seja claro que a radiação UVA e UVB em ambientes abertos é muito superior face à existente em espaços fechados, ela também existe nestes últimos, já que é capaz de atravessar vidro. Além disso, os danos que provoca são cumulativos. Ou seja: se, por exemplo, a sua casa beneficiar de uma luz maravilhosa, abundando a claridade entre as divisões, ao longo do dia, saiba que ainda que os benefícios para o humor, harmonia e bem-estar sejam inúmeros, a sua exposição a esta luminosidade pode continuar a propagar o fotoenvelhecimento cutâneo, sobretudo através do aumento das marcas de expressão e da flacidez da pele do rosto e pescoço. Este processo não é igual ao envelhecimento natural causado pela idade. Em vez disso, é provocado pelos raios solares, pelo que a sua luz irá continuar a contribuir para o mesmo, tal como para o risco/aumento de manchas e até de queimaduras. (1.) Idéal Soleil Anti-idade 3-em-1 FPS 50+ da Vichy poderá ser o aliado perfeito para uma proteção reforçada contra este processo, já que para além da elevada proteção UV, conta com uma tripla ação anti-idade: ação antirrugas e fomento da elasticidade e da luminosidade. A sua fórmula contém ainda extrato de camu camu, rico em vitamina C, para um efeito antioxidante que é ainda mais desejado para fazer face aos malefícios que explicamos já no próximo ponto! Outra opção pode passar por experimentar a novidade (2.) Liftactiv Collagen Specialist FPS25, com fator de proteção solar 25, que ajuda a combater os sinais visíveis da perda de colagénio e a corrigir manchas de pigmentação, ao mesmo tempo que ajuda a iluminar e uniformizar o tom da pele, preenchendo rugas e definindo os contornos do rosto.

 

Vichy Capital Soleil

2. A luz artificial também é capaz de atravessar o vidro e de penetrar na pele

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), a exposição a luz artificial durante 8 horas – o equivalente, muitas vezes, ao que acontece em escritórios em que as lâmpadas estão sempre ligadas – irá equivaler a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar. A radiação UVA e UVB existe também nestas condições, mas em menor quantidade. No entanto, fazendo os cálculos considerando que 5 vezes por semana, ao longo de 1 ano, poderá ser este o seu cenário, o resultado cumulativo já passa a ser equiparado a 5 horas e 48 minutos sob o sol, de forma completamente desprotegida. E ainda: se lhe dissermos que esta questão é válida para diferentes tipos de luz artificial, como a fluorescente, que não só poderá encontrar nos candeeiros, mas também no ecrã do computador ou da televisão – ou até mesmo no tablet e no smartphone? Para uma proteção eficaz contra a luz artificial, saiba que é importante procurar caraterísticas específicas nos seus cuidados solares, afinal estamos a falar de uma luz diferente. Para começar, deverá apostar num protetor solar com cor, uma vez que a barreira física que os pigmentos da sua fórmula proporciona é capaz de proteger desta luz visível, agindo como uma “sombra” sobre a pele e impedindo a sua penetração. Esta é uma dica particularmente importante se sofrer de melasma. Por fim, procure produtos com propriedades antioxidantes que irão combater o envelhecimento. A nossa sugestão? (1.) Capital soleil rosto spf50+ anti-manchas com cor, para pele normal e mista, com cor e ação antimanchas. A sua pele é oleosa? A novidade (2.) Capital Soleil Matificante 3 em 1 SPF50+ com Argila Verde, Extrato de Bifidus e Água Vulcânica Vichy é um cuidado protetor que matifica a tez da pele, reduzindo e controlando a produção de sebo e a oleosidade. Este cuidado ajuda a purificar e a fortificar a pele para um efeito refrescante durante todo o dia. 

 

Artigo adaptado de Vichy.pt

Produtos Sugeridos

Liftactiv collagen specialist spf25 50ml
53,97
$ 43,82


Liftactiv collagen specialist spf25 50ml - Vichy

Vichy - Liftactiv collagen specialist spf25

Capital soleil protetor solar anti-manchas com cor spf50 50ml
26,39
$ 15,83


Capital soleil protetor solar anti-manchas com cor spf50 50ml - Vichy

Vichy - Capital soleil rosto 50 cuidado protector anti-manchas con color

Capital soleil protetor solar matificante 3 em 1 spf50+ 50ml
26,39
$ 15,83


Capital soleil protetor solar matificante 3 em 1 spf50+ 50ml - Vichy

Vichy - Capital soleil sébo-régulateur spf50+

Mais Vistos

Top 8: melhores produtos anti-envelhecimento!

NOVIDADES
08 agosto 2017

Top 8: melhores produtos anti-envelhecimento!
Pare os sinais do tempo com os produtos certos! É fundamental saber do que a sua pele precisa e nós damos uma ajuda!
Hyalu b5| reparação e preenchimento da pele sensível

BELEZA & GLAMOUR
14 dezembro 2017

Hyalu b5| reparação e preenchimento da pele sensível
Uma linha La Roche Posay dedicada ao preenchimento das linhas de desidratação, perda de volume e redução da irritação provocada pela degradação da barreira cutânea.
Os melhores ingredientes ativos... e onde os pode encontrar!

BELEZA & GLAMOUR
07 dezembro 2017

Os melhores ingredientes ativos... e onde os pode encontrar!
A cosmética é um mundo sem fim de tecnologias, texturas e inovações! Mas aconteça o que acontecer, estes 5 ingredientes serão sempre opções seguras!
Skinceuticals livechat!

SAÚDE
18 maio 2017

Skinceuticals livechat!
A especialista da Skinceuticals , Liliana Rosa, respondeu a todas as questões dos nossos clientes! E porque estas podem ser também as suas dúvidas, deixamos um resumo!