É muitas vezes uma grande causa de angústia entre os jovens. Contudo, o acne da adolescência oferece uma oportunidade para assumir o controlo da sua pele e aprender a cuidar dela sem a danificar.
Porque é que a acne aparece frequentemente na adolescência?
A acne pode manifestar-se igualmente durante a idade adulta mas é uma condição de pele frequentemente associada à puberdade. Isto é conhecido como acne juvenil.
O que causa a acne na adolescência? Durante a puberdade, o corpo sofre um aumento de hormonas masculinas e femininas. Elas são as responsáveis pelo aparecimento de pelos e seios nas raparigas, e de uma voz grave nos rapazes… E podem também provocar determinado desconforto. Elas são, em particular, a causa de certas disfunções, tais como a produção excessiva de sebo nas glândulas sebáceas.
Este excesso de sebo obstrui os poros da pele provocando o aparecimento de pontos negros. Ao mesmo tempo, este sebo engrossa de forma anormal. As bactérias multiplicam-se no interior dos poros, o que leva ao aparecimento de borbulhas.
Que tratamento devemos adotar contra a acne na adolescência?
Podem ser considerados diferentes tratamentos durante a visita a um dermatologista. Estes são frequentemente uma combinação de cuidados tópicos (de cremes para a pele) e de tratamentos orais (antibióticos ou isotretinoína para a acne severa na adolescência).
Também é possível complementar a rotina com cuidados de skincare durante estes tratamentos médicos. É o momento de implementar excelentes hábitos na sua vida para se manterem para toda a vida!
A solução para a acne na adolescência passa por uma higiene cuidadosa do rosto, mas também de todas as zonas afetadas pela acne: costas, pescoço, peito… Atenção, uma higiene cuidadosa não significa que seja impiedoso: as peles oleosas com imperfeições são particularmente sensíveis devido ao fenómeno inflamatório a que está sujeita. Utilize o gel de limpeza purificante, que limpa e purifica suavemente, mantendo a saúde do filme hidrolipídico que protege o rosto de possíveis agressões.
Mesmo que um dermatologista prescreva um creme contra a acne, é essencial preservar a hidratação da sua pele, aplicando, além disso, um creme leve. Neste caso evitamos que a nossa pele seja sobrecarregada com texturas demasiado ricas.
Uma a duas vezes por semana, faça uma purificação e limpeza extra com uma máscara purificante de argila, permite desobstruir os poros e a limpar a pele.
Atuar com os ingredientes ativos adaptados
É possível adicionar na rotina um cuidado específico para pele com tendência para a acne, particularmente através da aplicação de um ingrediente ativo puro nas doses e duração recomendadas:
- O ácido salicílico aplica-se localmente, sobre a(s) imperfeição(ões) inestética(s), e à noite. Oferece uma ação queratolítica e comedolítica, ao eliminar as células mortas favorecendo a renovação cutânea, e limitando os pontos negros;
- O gluconato de zinco age diretamente sobre a produção de sebo, e, portanto, sobre as causas primárias da acne. Previne assim o aparecimento de imperfeições.
- O própolis purifica, limpa e acalma a pele oleosa com imperfeições. É particularmente útil para acalmar a acne inflamatória e reduzir visivelmente o número e tamanho das imperfeições.
Uma rotina que deve ser acompanhada por uma alimentação pobre em gorduras e açúcares, e por uma atividade física regular para libertar as toxinas!