Todos nós nascemos com um código genético, que sozinho não dita a aparência que vamos ter aos 20, 40 ou 60 anos. Por isso é que a epigenética é tão importante! A epigenética tem um grande impacto nas características que desenvolvemos ao longo da vida. O facto de influenciar a forma como alguns genes vão ser expressos ou não, pode realçar ou disfarçar algo que já está presente no nosso ADN. Olhemos para o exemplo dos gémeos idênticos: ambos nascem com o mesmo código genético, mas ao longo da vida vão se tornando cada vez mais diferentes. Isto porque cada um é afetado por diferentes agentes externos!
A epigenética funciona como um interruptor, que pode ativar ou desativar certos genes ligados à juventude da pele, moldando a nossa aparência ao longo da vida. Tudo isto acontece sem alterar a informação genética, através da metilação do ADN que provoca o silenciamento deste tipo de genes. Desta forma, podemos considerar que é um processo reversível.
(Ainda) Não conseguimos viajar no tempo, mas o que aconteceria ao envelhecimento da pele, se conseguíssemos reverter estas alterações que são provocadas pela epigenética? Manter ativos os genes da juventude, reduzir as marcas do tempo…
Como seria se encontrássemos um cosmético tão revolucionário que permitisse proporcionar uma tez com uma aparência mais jovem?
Após 15 anos de investigação, a Eucerin descobriu a resposta…