Beauty Trends

leitura 2 min

Beleza de Dentro para Fora

10 julho 2023




Descubra o Poder Iluminador da Nutricosmética, a nova tendência no mercado da beleza.

 

Já todos ouvimos a célebre frase: “A beleza começa de dentro para fora!” Mas será mesmo verdade?

Neste artigo, vamos explorar o mundo dos nutricosméticos e entender a sua influência no universo da beleza. Venha descobrir como estes poderosos aliados podem contribuir para alcançar uma aparência saudável e radiante.

O que são Nutricosméticos?

O estilo de vida e os maus hábitos alimentares dificultam uma dieta equilibrada, resultando num défice de determinados nutrientes que influenciam a integridade e a beleza da pele. Por este motivo, a indústria da cosmética fez surgir as mais diversas estratégias para oferecer aos consumidores os nutrientes em falta.

Nasce, assim, o mais recente fenómeno de convergência entre a indústria alimentar e a indústria cosmética: os nutricosméticos, conhecidos por “pílulas da beleza”, os quais representam uma combinação de suplementação alimentar com skincare,  proporcionando uma abordagem holística para a beleza e bem-estar. Os nutricosméticos trabalham de dentro para fora, nutrindo as células da pele, promovendo a produção de colágeno, protegendo contra danos oxidativos e ajudando a combater os sinais de envelhecimento, agindo de forma complementar aos produtos tópicos tradicionais.

Nutricosméticos

Podem assumir várias formas farmacêuticas como comprimidos, cápsulas, líquidos e outros, contribuindo para melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas.

É fundamental ressalvar que os nutricosméticos não devem ser considerados como substitutos de uma alimentação saudável, mas sim como complementos para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais, visando promover uma aparência saudável e luminosa. A eficácia dos nutricosméticos pode variar de pessoa para pessoa e é sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de suplementação.

Quais os ingredientes mais utilizados e quais os principais benefícios?

  • Isoflavonas de Soja - Muitas vezes utilizadas para diminuir os sintomas da menopausa, como a queda do cabelo.
  • Luteína, Licopeno, β-caroteno e Selénio - Melhoram a espessura cutânea, luminosidade e densidade da pele; também apresentam propriedades antioxidantes, ajudando a combater o envelhecimento, e ainda um papel importante na integridade das unhas.
  • Vitaminas C e E - Com propriedades antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento cutâneo.
  • Ácidos gordos Ómega-3 - Aumentam os lípidos na pele, diminuindo a secura e rugosidade cutânea.
  • Coenzima Q10 - Confere hidratação e ainda possui ação antienvelhecimento.
  • Resveratrol -  Ação de combate ao envelhecimento.
  • Colagénio - Colagénio é uma proteína estrutural importante para a elasticidade e firmeza da pele, possuindo propriedades antienvelhecimento.
  • Probióticos e Prebióticos - Visam melhorar a saúde da pele através do equilíbrio da microbiota da pele.

 

Entre os principais benefícios destacam-se a hidratação, a ação antienvelhecimento e ainda a reparação, crescimento do cabelo e das unhas.

Porque é que estão em alta?

Nutricosméticos

Assistimos a uma preocupação e consciência crescentes da saúde e bem-estar por parte dos consumidores, que também se estende às rotinas de beleza. Estes produtos dão à pele a capacidade de se proteger de agressores externos (poluição, fumo do tabaco e até mesmo stress), tratando o problema no momento e com foco no longo prazo, em vez de tentar reverter os seus efeitos após a ocorrência. Esta filosofia de beleza holística, baseada na conexão intrínseca entre uma pele bonita e um estilo de vida saudável, conquistaram a confiança e o interesse do público.

Os nutricosméticos representam uma evolução no setor da beleza. Sabemos que não é suficiente tratar a pele, cabelos e unhas apenas superficialmente - é necessário nutri-los e cuidar de dentro para fora para alcançar resultados duradouros e visíveis.




PRODUTOS SUGERIDOS