Mamã & Bebé

leitura 2 min

Gengivite na Gravidez

17 março 2022




Durante a gravidez poderá haver várias alterações na cavidade oral devido a várias causas, quase todas relacionadas com a acumulação da placa bacteriana e causas hormonais.

 

A gengivite gravídica está relacionada com alterações hormonais, havendo um aumento do fluxo sanguíneo nos tecidos gengivais. Desta forma a gengiva incha e torna-se mais suscetível a sangramento gengival durante a escovagem. Esta alteração poderá apresentar-se a partir do 2ºmês da gravidez até ao final.

A higiene oral é fundamental na gravidez e se houver uma gengivite (inflamação gengival e sangramento na escovagem) é ainda mais importante para evitar a progressão para uma periodontite. Esta doença afeta as estruturas à volta do dente, osso alvéolar e o ligamento periodontal que prende a raiz do dente ao osso alvéolar. A perda das estruturas não é recuperada, mas pode evitar-se a progressão da doença.

A periodontite não controlada leva à perda de dentes.

Como cuidar da gengiva durante a gestação?


Durante a gravidez a higiene oral deve ser reforçada porque é uma fase mais suscetível, onde há muitos enjoos, azia, vómitos, etc.

Com o entusiasmo desta fase, muitas futuras mamãs mimam a barriga e o corpo, colocando vários cremes para evitar ficar com marcas na barriga e esquecem-se um pouco da rotina de higiene oral que é importantíssima.

A Pierre Fabre Oral Care apresenta diferentes soluções para prevenir e tratar problemas gengivais.

Arthrodont Classic

As consumidoras grávidas que apresentem sensibilidade ou sangramento gengival deverão utilizar uma escova muito suave. A escova Elgydium Clinic Sensitive é a indicada porque tem uma suavidade muito grande e remove eficazmente a placa bacteriana. Numa primeira fase (sangramento ao escovar), deverão utilizar o dentífrico ArthrodontClassic, 2 a 3 vezes por dia, durante 1 mês. A associação de um colutório com flúor ajuda a remineralizar os dentes.

Eludril Protect

O Eludril Protect deverá ser bochechado com 15 ml (puro), durante 30 segundos, 2 vezes por dia. Nesta fase é muito importante para remineralizar os dentes devido à presença de ácidos na boca com os enjoos e azia.

Caso haja vómitos deverá bochechar com água e esperar 30 minutos até escovar os dentes para evitar que os ácidos se espalhem sobre os dentes.

Arthrodont Protect

Após 1 mês, o dentífrico de manutenção aconselhado é o Arthrodont Protect que atua na gengiva e tem flúor para remineralizar e fortalecer os dentes. O colutório Eludril Protect deverá ser sempre utilizado como bochecho 2 vezes por dia.

Se tem sangramento gengival nunca deverá parar de escovar os dentes e a escova terá que tocar sempre na gengiva, para remover bem a placa bacteriana. Os movimentos poderão ser circulares ou de vai e vem curtos e feitos sem força excessiva.




PRODUTOS SUGERIDOS