Se é verdade que algumas mulheres passam pela gravidez sem notar grandes alterações na pele (do rosto, pelo menos), a grande maioria refere alterações mais ou menos marcadas. A pele vai estar particularmente suscetível às intensas alterações hormonais que caracterizam este período. Desde a sensibilidade aumentada, passando pela tendência acneica ou pelas manchas que caracterizam o cloasma, são várias as situações que poderão afetar a pele da grávida.
Desta forma, não vai existir a rotina ideal para a gravidez de um modo global, mas sim, a rotina ideal para as necessidades da pele da grávida em questão.
Outro aspeto a ter em conta quando idealizamos uma rotina para a gravidez está relacionado com os princípios ativos “proibidos” durante a gravidez. Se é verdade que, por definição, um produto cosmético não tem a capacidade de alcançar a corrente sanguínea, não representando assim um risco para o bebé, existe um consenso mais ou menos generalizado no não aconselhamento de certos princípios ativos, por uma questão de precaução, com destaque para:
- Retinóides, seriam um excelente aliado particularmente nos sinais de envelhecimento, mas também no controlo das hiperpigmentações e na prevenção da obstrução do folículo pilossebáceo que está na base das imperfeições acneicas;
- Ácido Salicílico, um dos nossos maiores aliados no controlo da oleosidade e da tendência acneica;
- Hidroquinona, entre outros, com utilizações mais residuais quando comparados com os mencionados.
Em relação aos Alfa Hidroxiácidos, como por exemplo, o ácido glicólico, apesar de não estar desaconselhado nos casos em que a mulher já utilizava cuidados com este ativo e estando com a pele perfeitamente “habituada” ao efeito renovador do ativo, nos casos em que se pretende iniciar o ativo pela primeira vez, não será recomendável. Isto, porque habitualmente, a pele sofre um processo de adaptação ao ativo, muitas vezes marcado por fenómenos de sensibilidade, desconforto ou mesmo descamação, o que além de ser desconfortável, pode também agravar o risco de desenvolvimento de hiperpigmentações, risco esse, que já está aumentado pela questão hormonal. Recapitulando, desde que o ativo não seja novo na rotina e, em concentrações inferiores a 10%, não haverá problema em manter o ácido glicólico na rotina, sempre com os devidos cuidados de fotoproteção.
A questão dos parabenos também é muitas vezes levantada no que diz respeito à utilização na grávida. Os parabenos autorizados pela legislação no âmbito da cosmética, nas concentrações autorizadas, são comprovadamente seguros, não sendo a sua presença nas formulações, motivo para desaconselhar a utilização de um cosmético na gravidez.
Sugestões de rotinas
Estando identificadas como necessidades da pele mais frequentes na gravidez a sensibilidade aumentada, a prevenção/redução de manchas e o controlo da oleosidade/tendência acneica, ficam algumas sugestões de rotinas para estas situações:
Sensibilidade aumentada
Sugerimos ativos com ação calmante e reparadora como o pantenol e hidratante como o ácido hialurónico. Sem esquecer a proteção solar, com ativos despigmentantes suaves para prevenir as hiperpigmentações tão frequentes na gravidez.
1 – Higiene com Sespanthenol Creme Espumasem sabão.
2 – Com a pele limpa e seca aplicar 1 dose de Sespanthenol Liposomal Serum com massagem circular suave, de forma a promover a sua absorção.
3 – Hidratação com Hidraderm Hyal Creme Facial, ideal para pele normal a mista. Caso a pele seja seca a muito seca, sugerimos Oceanskin Creme Nutritivo.
4 – Na rotina da manhã, finalizar com a aplicação de proteção solar, com Azelac RU Fluído Luminoso SPF50que reúne filtros solares, ativos despigmentantes suaves e pigmentos luminosos.
Hiperpigmentações
Alguns dos ativos que habitualmente fazem parte da composição de produtos despigmentantes estão desaconselhados na gravidez. Sugerimos uma rotina com destaque para o ácido tranexâmico e a vitamina C, ativos com propriedades despigmentantes e totalmente seguros na gravidez:
1 – Higiene com Hidraderm TRX Gel de limpeza, seguido do tónico da mesma gama.
2 – Com a pele limpa e seca aplicar 3-4 gotas de Hidraderm TRX Liposomal Serum com massagem circular suave, de forma a promover a sua absorção.
3 – Hidratação com C-VIT na textura indicada ao tipo de pele em questão: Creme Facial para pele normal a seca; Fluído Luminoso para pele normal a mista; Creme Gel para pele mista a oleosa.
4 – Na rotina da manhã, finalizar com a aplicação de proteção solar, com Azelac RU Fluído Luminoso SPF50 que reúne filtros solares, ativos despigmentantes suaves e pigmentos luminosos.
E para as grávidas que passam pelas alterações hormonais de forma “graciosa”, mantendo uma pele saudável e bonita, sugerimos uma rotina de beleza simples com ação hidratante, antioxidante e que ajude a promover a luminosidade natural da pele e prevenir as hiperpigmentações:
1 – Higiene com Hidraven Creme Espuma Sem Sabão, seguido do tónico Hidraderm.
2 – Com a pele limpa e seca aplicar 3-4 gotas de C-Vit Liposomal Serum com massagem circular suave, de forma a promover a sua absorção.
3 – Hidratação com Hidraderm Hyal Creme Facial, ideal para pele normal a mista. Caso a pele seja seca a muito seca, sugerimos Oceanskin Creme Nutritivo.
4 – Na rotina da manhã, finalizar com a aplicação de proteção solar, comAzelac RU Fluído Luminoso SPF50 que reúne filtros solares, ativos despigmentantes suaves e pigmentos luminosos.
Corpo
E em relação à pele corporal? Geralmente, a principal preocupação durante a gravidez prende-se com a prevenção e tratamento de estrias. As alterações bruscas no volume corporal, acabam muitas vezes por levar ao aparecimento de estrias e, além disso, a flacidez é extremamente frequente no pós-parto.
Para a prevenção destas situações, recomendamos a nossa gama de cuidados corporais com ativos lipossomados, que graças à nanotecnologia, penetram mais profundamente na pele, garantindo uma maior eficácia. Destacamos Estryses Loção para prevenir e reduzir estrias e Sesnatura Creme Refirmante de Seios e Corpo.
Se ficou indecisa ou está com dúvidas acerca da sua rotina, aconselhe-se com a nossa Beauty Advisor Sesderma e descubra a sua rotina Sesderma ideal para utilização durante a gravidez, de acordo com as necessidades específicas da sua pele.