16 novembro 2023

Marca naturalmente sustentável e solidária

leitura 3 min

 

Todos os factos demonstram que as alterações climáticas são uma realidade e não um mito. Sabemos que a temperatura média aumentou, em cerca de 100 anos o nível médio do mar aumentou cerca de 20 cm, as emissões de CO2 aumentaram 50% desde 1990 e que ondas de calor, inundações, tornados têm aumentado de frequência e intensidade.

Há uma correlação nítida entre as alterações da quantidade de CO2 na atmosfera e as variações observadas na temperatura média. Este gás resulta da queima direta de combustíveis fósseis (carbono, petróleo) utilizados na produção de energia e transportes, principalmente. A concentração de CO2 na atmosfera, nos dias de hoje, supera as registadas nos últimos 20 milhões de anos.

A sociedade em geral, e as novas gerações em particular, precisam ser alertadas para a necessidade de alterar os padrões de consumo de forma a inverter as grandes causas do aumento de dióxido de carbono na atmosfera.

Cada vez mais as empresas têm de se preocupar com o desenvolvimento sustentável, pois têm a responsabilidade de conseguir satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de satisfazer as necessidades do futuro. Cada vez mais é evidente a necessidade de as empresas serem sustentáveis e solidárias e contribuírem para ajudar os mais vulneráveis e as causas mais eminentes.

A-Derma é uma marca responsável comprometida com o ambiente, desde há muitos anos. Esta marca dermatológica à base de Aveia Rhealba, escolhida entre as 26000 variedades existentes pelas suas propriedades reequilibrantes, calmantes e reparadoras importantes para cuidar da Pele frágil, realiza uma agricultura 100% biológica, sem utilizar fertilizantes, pesticidas químicos ou organismos geneticamente modificados. A terra é naturalmente fertilizada graças ao sistema de rotação de culturas que foi implementado. Além disso, a cultura da Aveia consome pouca água. As embalagens dos produtos A-Derma são amigas do ambiente. 100% do cartão utilizado provém de florestadas sustentadas. 100% das tintas utilizadas são vegetais. Todas as embalagens são livres de PVC, ftalatos e os produtos já não usam folhetos internos aproveitando o interior da embalagem de cartão para comunicar. Os frascos dos produtos de higiene são já reciclados e recicláveis. Todas as fórmulas de higiene
são biodegradáveis.


Há quase 40 anos a cuidar da pele frágil, para melhorar a vida de todos os dias dos seus consumidores, A-Derma combina virtuosamente a natureza e a ciência. Mas melhorar a vida dos seus consumidores é cuidar também do planeta. É agradecer todos os dias as maravilhas que o mundo vegetal nos proporciona para poder fazer os produtos A-Derma. É retribuir à natureza tudo o que nos dá.

Foi com esta inspiração, que em 2019 A-Derma decidiu contribuir para fazer renascer a floresta Portuguesa e durante um mês, doar 1€ por produto vendido à Quercus para criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, árvores e arbustos originais da flora portuguesa. Esta operação permitiu a plantação de 2000 árvores que foi realizada no início de 2020 na Tapada de Mafra, com toda a equipa Pierre Fabre e alguns convidados.


Em 2020, com a pandemia, surgiram outras necessidades e dispararam os pedidos de ajuda alimentar, tendo surgido quase mais 60 000 novos casos de pedidos de ajuda em Portugal num mês. A-DERMA não podia ficar de braços cruzados. Por esse motivo, realizou uma parceria com a REFOOD para poder contribuir com refeições para quem precisava. Desta parceria resultaram mais 6000 refeições para as famílias necessitadas.


Todos os anos com os incêndios, desflorestações, construções urbanas, e outras atitudes irresponsáveis, vemos parte do mundo vegetal ser destruído um pouco por todo o mundo. Estas ações têm consequências e uma delas é a quantidade de emissões de Dióxido de Carbono. A-Derma quer ser parte da solução, e reduzir em 30% as suas emissões de CO2 até 2025 e continuar a plantar árvores como forma de compensar as emissões de CO2.


Este ano, A-Derma quis dar continuidade à parceria com a Quercus solidificando o seu compromisso com a preservação da natureza e do planeta, de modo a continuar a plantar árvores. Retribuir Compensa é o nome da campanha de angariação de fundos para plantar árvores e compensar as emissões de CO2.

Se todos contribuirmos com gestos concretos, que tenham impactos positivos, vamos conseguir. Proteger o planeta, os seus recursos e o ambiente em que vivemos tornou-se uma necessidade real. A-Derma deve muito à natureza por isso, protegê-la é para nós uma evidência. Até mesmo porque todos sabemos que não há planeta B!

# É natural ser solidário





Artigos Relacionados