14 fevereiro 2023

Dermatite Seborreica

leitura 4 min

 

Este problema afeta uma grande parte da população nos seus variados graus, e pode tornar-se incómoda tanto para os adultos como para os mais pequeninos. Hoje damos-lhe a conhecer a origem da dermatite seborreica, principais sintomas, e quais os cuidados mais adequados para lidar com todos eles.

O que é a dermatite seborreica?


Seborrheic Dermatitis

Trata-se de uma doença inflamatória que afeta as zonas da pele onde há maior produção de gordura. Tende a agravar-se nos meses de Inverno, e está também associada ao excesso de peso, stress, privação do sono, bem como a doenças das quais são exemplo a diabetes ou a doença de Parkinson. É também comum que dermatite seborreica se manifeste em pessoas com tendência para acne ou rosácea.

No adulto, este problema surge essencialmente sob a forma de caspa no couro cabeludo, tendo fases agudas intercaladas por outras fases em que não há qualquer sintoma. Muitas vezes estes sintomas poderão provocar também queda de cabelo.

Seborrheic Dermatitis Baby

Já no bebé a dermatite seborreica aparece por norma até aos 3 meses, sendo também chamada de crosta láctea. Pode ocorrer também no couro cabeludo, na testa ou até na zona da fralda. 

Em casos mais severos a dermatite seborreica pode aparecer em outras zonas no rosto, sendo mais comum nas sobrancelhas, atrás das orelhas, ao redor do nariz, mas também no pescoço, peito, na zona interior das coxas e axilas.

O que causa a dermatite seborreica?


Por razões de cariz hormonal, emocional ou até por predisposição genética, existem pessoas cujas glândulas sebáceas têm uma maior tendência para produzir gordura. Por sua vez, essa gordura serve de alimento a bactérias e fungos que habitam normalmente à superfície da nossa pele, e que a metabolizam originando substâncias com um potencial irritativo.

Pensa-se que a dermatite seborreica ocorra porque algumas pessoas são mais sensíveis ao excesso de gordura e/ou a essas substâncias produzidas por microrganismos, desenvolvendo assim uma reação inflamatória.

Sabe-se também a humidade e a transpiração podem agravar a sintomatologia deste problema.

Como identificar?


Dependendo da severidade dos sintomas pode observar-se apenas uma descamação de cor branca em zonas da pele com elevada produção de gordura, sem qualquer outra manifestação. Noutros casos, a descamação pode ter uma tonalidade amarelada, mais seborreica, e fazer-se acompanhar de comichão ou até eritema (vermelhidão). 

A dermatite seborreica pode ter complicações?


Para além de afetar o bem-estar e a auto-estima, sobretudo dos adolescentes e adultos, quando as zonas de descamação não são convenientemente limpas podem originar infeções. No caso do bebé isto pode tornar-se especialmente grave, o que reforça a importância do tratamento.

Que produtos devo usar para prevenir e tratar?


Após consultar um dermatologista ou pediatra para que seja efetuado o diagnóstico e verificar se é necessário algum tratamento farmacológico, será interessante introduzir alguns cuidados na sua rotina de higiene e beleza:


Cabelo (caspa)

 

Shampoo

Deverá optar por um shampoo anti-caspa, que poderá ser utilizado várias vezes por semana durante as alturas de crise.

Estes champôs poderão conter ingredientes que regulam a produção de sebo pela glândula sebácea, acalmam o couro cabeludo ou têm ação antimicrobiana; atuando geralmente por mais do que um destes mecanismos. De acordo com as indicações de cada produto, esse champô deverá ser alternado com um outro de uso frequente nos restantes dias em que necessitar de lavar o cabelo, bem como nas fases de manutenção.

Deixamos algumas sugestões de shampoos:

  • Tratamento 

 

  • Uso frequente

Durante o tratamento deverá começar a lavar o seu cabelo fazendo uma primeira lavagem, com o objetivo de remover as escamas que já estejam formadas e toda a sujidade acumulada no couro cabeludo. Em seguida, e com o couro cabeludo limpo, o shampoo de tratamento deverá ser reaplicado sendo importante dedicar algum tempo a massajar a cabeça delicadamente com as polpas dos dedos. Segue-se depois um tempo de pausa, que normalmente rondará os 3 minutos, mas poderá variar entre os diferentes produtos.

Tendo em atenção todos estes passos, os ingredientes ativos penetram mais facilmente através da pele, permitindo não só destacar as escamas que se possam estar a formar, mas também acalmar o couro cabeludo e remover o excesso de oleosidade.

 

Condicionador ou máscara

Os tratamentos para a dermatite seborreica podem secar e danificar a fibra capilar, pelo que a um tratamento duradouro implicará um cuidado adicional com o comprimento do cabelo.

No entanto, os condicionadores nunca deverão ser aplicados na raiz do cabelo uma vez que isso não só torna o cabelo mais oleoso como dificultará também o processo a descamação natural da pele, que é impercetível, contribuído para a formação das placas descamativas que se observam na caspa. Assim, uma vez que estes produtos se destinam apenas a tratar o comprimento e pontas do cabelo poderá optar por qualquer produto adequado para o seu tipo de penteado. Se ainda não encontrou o seu favorito, deixamos-lhe alguns que certamente vai adorar!

 

Loção/emulsão reguladora

Para complementar a ação do shampoo, poderá optar também por loções não enxaguadas que atuam da mesma forma, mas permanecem mais tempo em contacto com o couro cabeludo. Temos disponíveis alguns cuidados adequados para este tipo de utilização:

 

Tratamento da queda

Poderá optar por suplementos alimentares que atum sobre a seborreia, estimulam o crescimento, e melhoram a fixação do seu cabelo:

 


Rosto

 

Limpeza

É um passo essencial para remover a oleosidade excessiva que as glândulas sebáceas produzem continuamente, mas também para remover a descamação e eventual colonização por microrganismos. Na SweetCare dispomos de produtos de limpeza especialmente dirigidos para remover a oleosidade excessiva, proporcionando também uma ligeira esfoliação:

 

Hidratação e cuidado

As zonas descamativas do rosto precisam de hidratação e de um cuidado calmante que ajude simultaneamente ao destacamento das escamas:

 


Bebé (crosta láctea)

A prevenção e remoção das placas descamativas no bebé podem ser feita com o auxílio de shampoos específicos ou com outros produtos adequados para esse efeito, e que em alguns casos requerem um tempo de pausa seguido de enxaguamento:

 

Que outras preocupações posso ter no dia-a-dia?


Além dos cuidados na higiene e escolha de produtos, poderá ser necessário alterar alguns hábitos:

  • Evitar tomar banho com água muito quente;
  • Secar bem a pele das zonas afetas no final do banho sem esfregar;
  • Proteger as zonas do corpo afetadas pela descamação nos meses mais frios, utilizando roupa quente, gorros ou cachecóis;
  • Evitar coçar as zonas com maior prurido, agravando a inflamação ou provocando feridas;
  • Escovar o cabelo do bebé com uma escova suave, de modo a destacar as escamas;
  • Espaçar as lavagens do cabelo do bebé de 2 em 2 ou 3 em 3 dias. Se, entretanto, se formar crosta, retirá-la com a ajuda de um produto específico.

Em qualquer idade, caso surjam borbulhas ao redor das placas ou sempre que se desenvolva inflamação intensa deverá consultar o seu médico assistente.





Artigos Relacionados