04 maio 2023

Fotoimunoproteção para Bebés e Crianças

leitura 4 min

 

Por isso que, no momento de escolher um protetor solar para bebés e crianças, se deve ter em conta esta fragilidade da sua pele.

Para além da imaturidade, alguns bebés e crianças têm uma pele muito seca, com descamação e tendência herdada para o eczema atópico. Nestes casos, é muito importante adotar cuidados específicos contra a irritação, comichão e desidratação, de modo a reforçar a barreira da pele contra agressões externas.

 

Como proteger a pele dos mais novos durante o Verão?

Uma ida à praia ou à piscina, um passeio no parque e as brincadeiras no jardim são atividades praticamente obrigatórias nos dias de sol e as preferidas das crianças. Uma vez que um quarto da exposição solar ao longo da vida, ocorre durante a infância e a adolescência, devem ser seguidas as seguintes recomendações, para que todos se possam divertir ao ar livre, em segurança:

  • Evitar a exposição à radiação solar direta de bebés até aos 6 meses, optando pela sombra de um guarda-sol ou de uma árvore;
  • Privilegiar roupas frescas e confortáveis que cubram o máximo de superfície corporal, dando preferência a tecidos com malhas apertadas, que minimizem a passagem da radiação;
  • Utilizar um chapéu de aba larga, para proteger o rosto e a nuca;
  • Evitar exposição solar entre as 11h00 e as 17h00;
  • Utilizar óculos de sol com proteção contra radiação UV;
  • Aplicar diariamente um fotoprotetor de amplo espectro, com SPF alto, numa quantidade generosa, que cubra toda a superfície corporal exposta, dando especial atenção às orelhas e lábios. A aplicação do protetor solar deve acontecer 15 a 30 minutos antes da saída de casa, e deve ser reaplicado a cada duas horas e após nadar, transpirar ou secar com a toalha.

Até 80% dos raios UV passam através das nuvens e esta radiação reflete na água, na neve e no solo, pelo que é essencial a manutenção destes hábitos mesmo nos dias nublados.

 

Qual o fotoprotetor a escolher?

A aplicação correta de um protetor solar evita as queimaduras solares e previne o aparecimento de cancro cutâneo. No momento de escolher um fotoprotetor para os mais novos, devemos ter em conta o fator de proteção (elevado), o espectro de proteção (proteção de todos os tipos de radiação – UVB, UVA, VISÍVEL E IV-A) e os tipos de filtros:

  • Filtros Minerais - Também chamados de filtros físicos, por criarem uma barreira física à superfície da pele, que permite proteger a pele da radiação, refletindo os raios solares, sem os absorver. O óxido de zinco e o dióxido de titânio são os dois exemplos mais comuns. Até aos 2 anos de idade são a opção mais segura e indicada.
  • Filtros Químicos - Ao contrário dos anteriores, estes filtros protegem a pele mediante a absorção dos raios solares. A partir dos 2 anos de idade já podem ser usados.

É ainda comum que existam fotoprotetores híbridos, conjugando filtros minerais e filtros químicos.

 

HELIOCARE 360° PEDIATRICS MINERAL SPF 50+

Até aos dois anos, as guidelines atuais recomendam a aplicação de um fotoprotetor de amplo espetro, resistente à água, com SPF 50 ou superior, idealmente com filtros minerais, para reduzir a possibilidade de sensibilização. Heliocare 360° Mineral Pediatrics SPF50+é um fotoimunoprotetor que engloba todas estas características, estando testado em bebés a partir dos 3 meses, inclusive em casos de pele atópica. Ainda assim, as guidelines internacionais recomendam evitar a exposição à radiação solar antes dos 6 meses de idade.

Além da fotoproteção muito elevada e de amplo espectro, Heliocare 360° Mineral Pediatrics SPF50+contém Fernblock®+ que exerce uma ação antioxidante, reforça a imunoproteção da pele e promove a proteção/reparação do DNA. Atendendo à imaturidade da pele do bebé, este fotoprotetor reforça a barreira cutânea, mantendo a hidratação. A sua textura ultrafluida e fácil de espalhar, confere à pele um toque sedoso e aveludado, sem efeito branqueador.

 


HELIOCARE 360° PEDIATRICS ATOPIC SPRAY SPF 50

A pele atópica caracteriza-se por uma perda da função barreira, o que exige cuidados específicos. Nesse sentido, Heliocare 360° Pediatrics Atopic Lotion SPF50 está aconselhado na pele sensível e atópica das crianças, após os dois anos de idade, uma vez que contém filtros químicos, devidamente testados em casos de atopia. Tal como toda a gama Heliocare 360°, este produto apresenta a cobertura mais ampla contra UVB, UVA, Luz Visível e IV-A, e contém Fernblock®+, para uma intensa atividade antioxidante. A Arginina e a Glicerina otimizam a hidratação na pele e fortalecem a barreira cutânea, comprometidas pela patologia. Este cuidado está testado sob controlo dermatológico e pediátrico na pele sensível e atópica de crianças. O formato em spray, com pistola, e a sua textura ultrafluida permitem uma dosificação adequada e facilitam a sua aplicação/absorção.

 

 
HELIOCARE 360° PEDIATRICS LOTION SPF 50

Fotoimunoproteção alta num formato que permite uma dosificação adequada e facilita a sua aplicação, podendo ser aplicado em qualquer posição. Especialmente recomendado para a pele sensível do rosto e corpo das crianças (a partir dos 2 anos).

Apresenta a cobertura mais ampla contra UVB, UVA, Vísivel e IV-A graças à sua avançada combinação de filtros de amplo espectro. Contém Fernblock®+, para uma intensa atividade antioxidante e ativos reparadores dos danos solares (glicosilase).

Inclui ativos específicos - Arginina e Glicerina - que hidratam e reforçam a barreira cutânea dos mais pequenos. Heliocare 360° Pediatrics Lotion SPF50 está testado sob controlo dermatológico e pediátrico na pele sensível de crianças.

 


HELIOCARE 360° PEDIATRICS ATOPIC SPRAY SPF 50

Heliocare apresenta a sua mais recente novidade no segmento pediátrico: Heliocare 360° Pediatrics Stick SPF50+, um fotoimunoprotetor, em stick, aconselhado na pele sensível e atópica das crianças, a partir dos 2 anos de idade. Cumpre as mais elevadas exigências em matéria de fotoproteção: está formulado com uma avançada combinação de filtros que protegem das 4 radiações (UVB, UVA, Luz Visível e IV-A) e ingredientes ativos específicos, como o Fernblock® + e a Astaxantina, para uma intensa atividade antioxidante e reparadora do dano solar. Este fotoprotetor apresenta uma elevada tolerância cutânea e está testado sob controlo dermatológico e oftalmológico. É resistente à água e ao suor, com acabamento invisível. Graças ao seu formato, é fácil de transportar e aplicar sempre que necessário, sem usar as mãos.





Artigos Relacionados